Folhetos de saúde

Higiene íntima da mulher

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é higiene íntima?

A higiene íntima consiste na limpeza e manutenção da saúde das áreas íntimas da mulher, a saber, a vagina e a região perianal.

Qual a importância da higiene íntima?

A higiene íntima é importante para que a mulher evite odores desagradáveis e mesmo infecções que podem com freqüência aparecer, em especial devido às peculiaridades da anatomia do sistema genital feminino.

Quais as peculiaridades do sistema genital feminino que podem causar problemas quanto à higiene e à saúde?

A mulher possui um sistema genital invaginado, isto é, grande parte da sua anatomia é internalizada, dificultando sua higiene adequada. Além disso, a proximidade da abertura da saída do canal vaginal do canal urinário e do intestino favorece o aparecimento de infecções urinarias e vaginais.

Como deve ser feita a higiene íntima da mulher?

A higiene íntima feminina deve ser feita diariamente, sempre com o cuidado de não desequilibrar a flora vaginal. Alguns cuidados importantes serão orientados a seguir:

  • Ao limpar o ânus, após a defecação, é importante usar uma ducha de água. Se isso não for possível, deve-se tomar o cuidado de passar o papel higiênico suavemente, da frente para traz, para não trazer germes da região anal para a vagina e o meato uretral.
  • Ao tomar banho, as pregas formadas pelos grandes e pequenos lábios devem ser limpas com cuidado, pois ali se acumulam secreções fisiológicas que podem dar origem a odores desagradáveis em caso de acúmulo.
  • A mucosa vaginal deve ser limpa com cuidado e usando-se produtos especialmente desenvolvidos para esse fim, sem o uso de duchas, pois existe o risco de desequilíbrio da flora, que pode favorecer infecções. Limpezas “profundas” e rigorosas são desaconselhadas, pois modificam o grau de acidez e põem trazer problemas.

Muitas mulheres queixam-se de um corrimento chamado “fisiológico”. Ele pode ser um problema?

A vagina produz naturalmente secreções que podem eventualmente extravasar e causar manchas e marcas na roupa íntima. Esse corrimento, quando não está associado a doenças, é chamado de fisiológico e não traz qualquer problema à mulher. Entretanto, se muito abundante ou associado a mau cheiro, prurido, dor ou sangramentos, é sinal de problema e um médico deve ser consultado para solucioná-lo.

Algum cuidado deve ser tomado na relação sexual?

Sim. O uso da camisinha, mesmo em casais estáveis, é obrigatório e evita a transmissão de germes entre os parceiros. Mulheres que usam camisinha apresentam bem menos problemas vaginais que as que não usam. Depois da relação sexual, uma higiene com água e sabão neutro pode ser feita no momento do banho, seguindo-se as recomendações já dadas. Mulheres com quadros de infecções urinárias de repetição muitas vezes são orientadas a urinar para “lavar” as vias urinarias após o coito. Esses procedimentos, entretanto precisam ser aprovados pelo ginecologista, pois as orientações podem variar de pessoa para pessoa.

O que fazer em caso de problemas?

Em caso de problemas, um médico deverá ser consultado. Corrimentos fétidos, prurido, dor e sangue são sempre sinais de alerta de que algo não vai bem. Consulte seu médico e siga suas orientações rigorosamente. A saúde de sua intimidade depende de você.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)