Folhetos de saúde

Esterilização feminina

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é a esterilização feminina?

A esterilização feminina, ou anticoncepção cirúrgica voluntária, ou ligadura tubária, é  um método anticoncepcional definitivo para as mulheres que não desejam ter mais filhos.

2. Como é feita a esterilização feminina?

A esterilização feminina é feita através de uma cirurgia simples e bastante segura (minilaparotomia ou laparoscopia) . O que será feito é a ligadura das trompas, que serão cortadas ou bloqueadas com um grampo ou anel ou por eletrocoagulação.

3. O que vai ocorrer quando a mulher for submetida à esterilização feminina?

Com a esterilização feminina as trompas ficam bloqueadas. Dessa forma, os óvulos da mulher (que são suas células reprodutoras) não entrarão em contato com os espermatozóides do homem, evitando com isso a fecundação.

4. A esterilização feminina é eficaz?

Sim e, além disso, é um processo permanente.

5. Quais as vantagens da esterilização feminina?

  1. Extremamente eficaz e seguro;
  2. Processo de anticoncepção definitivo;
  3. Não atrapalha a relação sexual;
  4. Não altera o leite materno;
  5. Não apresenta efeitos colaterais

5.  Quais as desvantagens da esterilização feminina?

  1. Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, incluindo AIDS;
  2. Os procedimentos para tentar revertê-la são caros e não apresentam sucesso garantido;
  3. Nos raríssimos casos em que ocorre gravidez, esta tem grande chance de se desenvolver fora do útero (ectópica), comparativamente se a mulher estivesse utilizando outro método anticoncepcional;
  4. Podem ocorrer complicações na cirurgia, mas essas são raras (infecção e sangramento no local em que se fez o corte cirúrgico; sangramento e/ou infecção interna; lesão de outros órgãos internos; complicações decorrentes da anestesia);
  5. Dor após o procedimento cirúrgico, mas esta desaparece após os primeiros dias.

6. Qual mulher pode ser submetida à esterilização feminina?

Segundo a constituição brasileira, Lei n° 9263 de janeiro de 1996, toda a mulher que deseja ser submetida à esterilização voluntária deverá ter plena capacidade civil, ser maior que 25 anos e ter pelo menos dois filhos vivos. Ainda assim, ela deverá entrar com os pedidos para a realização do procedimento sessenta dias antes do mesmo e, durante esse período, receber informações sobre o que é a esterilização feminina. Além disso, deverá assinar um consentimento, inclusive o seu parceiro. Caso a mulher seja solteira e alienada ou deficiente mental, a ligadura tubária somente será efetuada com autorização judicial.

7. Em que momento pode ser realizada a esterilização feminina?

A qualquer momento, estando proibida durante o parto ou aborto, exceto nos casos de múltiplas cesarianas anteriores e risco iminente de vida materno. Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-la na realização deste procedimento. 

Fontes:

ROQUETE, A.L.B. Atuação e ética legal no ambulatório de ginecologia in: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, Editora: Coopmed, Belo Horizonte, 2001.

HATCHER,R.A; RINEHART,W.; BLACKBURN,R. GELLER,J.S.; SHELTON, J.D. Pontos Essenciais da Tecnologia de Anticoncepção. Baltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação de População,2001.