Folhetos de saúde

Bronquiolite

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A bronquiolite é uma doença das vias respiratórias mais baixas (mais próximas dos pulmões), sendo comumente causada por vírus. É mais freqüente em crianças menores de 2 anos de idade, sendo que afeta principalmente as com idade em torno de 6 meses.

O agente mais associado a essa doença é o vírus respiratório sincicial, sendo responsável por mais da metade dos casos. Outros vírus relacionados são o parainfluenza tipo 3 e alguns adenovírus.

Qual a sua importância?

Sua importância reside no fato de que é uma das principais causas de internação hospitalar em crianças menores de 1 ano de vida nos países desenvolvidos. No entanto a mortalidade das crianças afetadas pela infecção é baixa, usualmente menor que 1 para cada 100 crianças com bronquiolite.

Além disso, cerca de metade das crianças com a infecção tendem a desenvolver maior sensibilidade nas vias aéreas a fatores diversos, cursando com crises de broncoespasmo (contração dos brônquios, com dificuldades para respirar) de repetição.

Quando suspeitar?

A criança inicia com um quadro de infecção do nariz, e/ou garganta, e/ou seios da face, e/ou ouvido, seguidos de dificuldade para respirar que se instala de forma lenta e gradativa. Comumente associam-se a tosse, a febre e a irritabilidade.

Usualmente o quadro é benigno, com resolução dentro de 3 a 4 dias. No entanto, aproximadamente uma em cada cinco crianças com a infecção tende a apresentar sintomas por períodos de tempo mais prolongado, geralmente algumas semanas.

Deve ser diferenciada principalmente da asma, uma vez que essa última é uma doença caracterizada por crises repetidas de broncoespasmo e requer controle adequado a fim de evitar suas potenciais complicações.

Qual é o tratamento?

As opções de tratamento dependem da gravidade dos sinais e sintomas presentes. As crianças que necessitam de internação apresentam melhora significativa com o uso de oxigênio suplementar.

Todos os doentes devem receber líquidos em abundância, de acordo com a aceitação. O uso de medicamentos sintomáticos é guiado pelo quadro clínico e pela repercussão dos sintomas no estado geral da criança. Usualmente são usados antitérmicos.

No caso de dúvida com outras causas de broncoespasmo, como a asma, podem ser utilizados medicamentos broncodilatadores. Estes são mantidos apenas perante melhora dos sintomas de dificuldade respiratória após seu uso. Os corticóides usualmente não são necessários.

Lembre-se, somente o médico poderá orientar o tratamento de seu filho portador desta condição.

Fonte:

Alvim CG, Dias LS, Magalhães MEN. Infecções respiratórias agudas. In: Alves CRL, Viana MRA. SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Coopmed editora médica BH-MG, 2003: 173 – 184.