Folhetos de saúde

Artrite reumatóide juvenil de início sistêmico

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a artrite reumatóide juvenil de início sistêmico?

A artrite reumatóide é um grupo de doenças que se caracteriza pela presença de inflamação das articulações (juntas), de duração maior que 6 semanas. A forma juvenil é aquela que afeta os indivíduos de até 16 anos de idade. A artrite reumatóide juvenil é comumente classificada em três tipos: de início sistêmico, de início poliarticular e de início oligoarticular. Este texto tratará da primeira forma.
A artrite reumatóide juvenil de início sistêmico afeta predominantemente as crianças com idade menor que 4 anos, apesar de poder ser encontrada em crianças mais velhas. Tem freqüência igual no sexo masculino e feminino. Representa cerca de um quarto das artrites reumatóides juvenis.

Quando suspeitar?

As manifestações mais comuns da doença são a presença de processo inflamatório de longa duração em uma ou várias articulações, associada à febre especialmente no final da tarde ou à noite. A inflamação afeta geralmente as articulações maiores (ex: joelho, cotovelo), mas pode aparecer nas pequenas juntas das mãos e pés, do pescoço e da boca.

Além desses sintomas articulares, existem outras manifestações em outros locais, que eventualmente podem ser encontradas. Destaca-se a presença de vermelhidão pelo corpo, que aparece ou piora durante o período de febre, e afeta predominantemente o tronco, os braços e as coxas. Essa vermelhidão pode durar minutos a horas, podendo reaparecer após algumas semanas ou meses. Também nota-se a presença de ínguas ou “caroços” bilaterais e em diversos locais do corpo, manifestações cardíacas e pulmonares, e manifestações oculares.

Como é a evolução da doença?

A evolução da artrite reumatóide juvenil de início sistêmico é variável. São descritos casos de pacientes com uma única crise de inflamação das juntas, como são descritos casos de episódios de repetição de crises, com intervalos de tempo variável entre as crises.
Infelizmente, cerca um em cada três doentes cursa com limitação acentuada da movimentação e função da junta afetada pela inflamação, podendo haver até redução do ritmo de crescimento físico.

Essa forma de início sistêmico é a mais grave apresentação da doença, com risco de morte estimado em 1%, especialmente em decorrência de complicações cardíacas, infecciosas ou pelo desenvolvimento de outras doenças associadas.

O tratamento dessa forma de atrite reumatóide juvenil assemelha-se aos das demais, e será abordado em tópico especial. Lembre-se: somente seu médico poderá orientá-lo em relação a esta condição.

Fonte:

Reis AF, Santos FPST. Problemas reumatológicos mais comuns. In: Leão E, Corrêa EJ, Viana MB, Mota JAC. PEDIATRIA AMBULATORIAL, 4a edição. Coopmed editora médica, BH-MG, 2005: 921 – 936.