Folhetos de saúde

Artrite reumatóide – diagnóstico diferencial

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A artrite reumatóide é uma doença caracterizada pela presença de um processo inflamatório difuso, que afeta predominantemente as articulações e estruturas próximas a estas, tais como os tendões, ligamentos, bainhas e cápsulas articulares.

É uma doença de longa evolução, com períodos de piora e outros de melhora dos sintomas. Associa-se a incapacidades e deformidades quando não tratada e controlada adequadamente.

Deve ser diferenciada de outras doenças que cursam com inflamação nas juntas, uma vez que a abordagem destas doenças pode ser diferente da destinada à artrite reumatóide.

Quais os principais diagnósticos diferenciais?

Antes de se concluir por um diagnóstico de artrite reumatóide, é necessário excluir uma ampla gama de doenças que podem apresentar sintomas semelhantes. Destacam-se entre as mais comuns as espondiloartropatias, as artrites microcristalinas, as artrites infecciosas, as osteoartrites e a polimialgia reumática.

Dentre as doenças caracterizadas por uma reação inflamatória difusa em diversas partes do corpo, a que mais se assemelha com a artrite reumatóide é o lúpus eritematoso sistêmico. Quando o lúpus se apresenta com acometimento das articulações (juntas), podem ocorrer  deformidades similares às encontradas na artrite reumatóide, porém é possível uma diferenciação entre as doenças através de radiografias.

As espondiloartropatias destacam-se pelo acometimento predominante das articulações da bacia e da coluna vertebral (principalmente da coluna lombar), enquanto a artrite reumatóide raramente se manifesta nestes locais.

As artrites microcristalinas são processos inflamatórios articulares decorrentes do depósito de cristais nestes locais. Os cristais mais freqüentemente encontrados são constituídos de sais de cálcio e de ácido úrico. O achado de tais cristais no líquido que banha as articulações é suficiente para se diferenciar dos quadros de artrite reumatóide, onde estes são ausentes.

As artrites infecciosas nada mais são que processos inflamatórios das juntas, em resposta a agentes infecciosos presentes nestes locais. Tendem a afetar apenas uma articulação, e manifestam-se com sintomatologia geral mais exuberante, como febre, calafrios, mal estar, fraqueza. O achado de microorganismos no líquido que banha as articulações auxilia na diferenciação desta doença com a artrite reumatóide.

A osteoartrite ou artrose decorre de um desgaste das articulações, podendo também se manifestar como uma inflamação articular. Diferencia-se da artrite reumatóide pelo acometimento preferencial das juntas das mãos, do pescoço, da coluna lombar, da coxa e do joelho.

A polimialgia reumática é mais freqüente em idosos, e se caracteriza por quadros de dor e rigidez nos ombros, bacia e pescoço.

Diversas outras doenças também podem simular os sintomas produzidos pela artrite reumatóide, porém de forma muito menos freqüente que as doenças acima citadas. Lembre-se, somente o médico poderá orientá-lo na abordagem desta condição.

Fonte:

Carvalho MAP. Artrite reumatóide. In: Moreira C, Carvalho MAP. Noções práticas de Reumatologia, volume II. Livraria e Editora Health, Belo Horizonte - MG, 1996: 417 – 434.