Folhetos de saúde

Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ)

Equipe Editorial Bibliomed

1) O que é a Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ)?

A Síndrome de Stevens-Johnson constitui-se de um tipo reação alérgica, geralmente de origem medicamentosa, normalmente grave, podendo ser fatal.

2) Quais as características da Síndrome de Stevens-Johnson?

A Síndrome de Stevens-Johnson manifesta-se por uma descamação em graus variados da pele e das mucosas, com formação de bolhas, em aproximadamente 10 a 30% da superfície do corpo. O indivíduo fica com o aspecto de um grande queimado.

3) Como se iniciam os sintomas da Síndrome de Stevens-Johnson?

Normalmente, a síndrome se inicia com sintomas semelhantes aos de uma infecção qualquer, com febre, dor muscular, coriza nasal, dor de cabeça, etc., que podem durar por cerca de uma a duas semanas. Posteriormente, há o desenvolvimento de bolhas, muitas vezes com sangue e/ou pus na região da boca, lábios, língua, olhos, região da mucosa anal e genital, pele, entre outras, que se rompem, formando erosões cobertas por crostas.

4) Qual a faixa etária mais acometida pela Síndrome de Stevens-Johnson?

Nota-se com maior freqüência o aparecimento da Síndrome de Stevens-Johnson em crianças e adultos jovens.

5) Qual a taxa de mortalidade em decorrência da Síndrome de Stevens-Johnson?

Segundo a literatura, a mortalidade devido à Síndrome de Stevens-Johnson está em torno de 5 a 15%.

6) Quais os medicamentos mais envolvidos no desenvolvimento da Síndrome de Stevens-Johnson?

Os medicamentos mais comumente envolvidos na Síndrome de Stevens-Johnson são:

• Sulfas (por exemplo: o sulfametoxazol, um tipo de antibiótico);
• Medicamentos anticonvulsivantes (exemplo: a difenil-hidantoína e os barbitúricos);
• Antiinflamatórios não-hormonais (exemplo: ibuprofen, peroxican, salicilatos);
• Outros (exemplo: penicilina, ampicilina) – porém com menor freqüência.

7) Existem outras causas para o desenvolvimento da Síndrome de Stevens-Johnson?

Existem outras causas possivelmente relacionadas com o desenvolvimento da Síndrome de Stevens-Johnson, porém não verdadeiramente comprovados, como as infecções por vírus e bactérias. Entretanto, a ocorrência devido ao uso de medicamentos é a causa mais comum dessa síndrome.

8) Qual o tratamento da Síndrome de Stevens-Johnson?

O tratamento da Síndrome de Stevens-Johnson deverá ser feito em uma unidade para grandes queimados ou na UTI, devido à sua gravidade.  Deve-se isolar o paciente para evitar que ocorra infecção. O que será feito está de acordo com o quadro, sendo de suma importância o aporte nutricional específico, a hidratação e a constante vigilância do paciente, tanto clínica quanto laboratorialmente.

Segundo a maioria dos autores, não se deve administrar corticóides no tratamento da síndrome, a não ser nas fases iniciais em que estão surgindo lesões, pois podem favorecer a diminuição da imunidade (defesa) do organismo e permitir que ocorram infecções. Mesmo assim, quando aplicados, os corticóides deverão ser dados em altas doses e por um curto período. Para mais informações e orientações, consulte sempre seu médico.

Fonte:

BONNER,J.R. Alergia medicamentosa in: Goldman, L.; Bennett, J. C. Cecil – Tratado de Medicina Interna, 21°ed. Guanabara Koogan. RJ, 2001: 1630-1634.

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Erupções por drogas in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, ARTES MÉDICAS,  São Paulo, 2001:603-619.