Folhetos de saúde

Alergia e tabagismo passivo em crianças.Estratégias para melhorar o problema

Equipe Editorial Bibliomed

Qual é a situação das crianças frente ao tabagismo passivo?

A Organização Mundial de Saúde estima que quase metade das crianças do mundo estejam expostas ambientalmente à fumaça do cigarro. Nos EUA, cerca de 15 milhões de crianças e adolescentes estão expostos, na Austrália são 43% das crianças, enquanto no Canadá são 33%. Essa exposição aumenta o risco das crianças em desenvolver doenças respiratórias, infecções de ouvido, asma e síndrome da morte súbita infantil.

Quais os efeitos da fumaça sobre o organismo da criança?

A fumaça do cigarro piora quadros alérgicos como rinites, asma e outras doenças respiratórias. Crianças alérgicas podem apresentar espirros freqüentes, coceira no nariz, tosse persistente e chieira. Casos graves de crises asmáticas podem mesmo colocar a vida em risco.

Qual o impacto financeiro da exposição passiva à fumaça de cigarros em crianças?

Os gastos de saúde por causa dessas doenças devido à exposição tabágica foram cerca de 800 milhões de dólares, só  nos EUA. Várias estratégias de diminuição dessa exposição estão sendo abordadas de acordo com os achados de vários estudos com relação a essa questão.

Algo tem sido feito para evitar o tabagismo passivo entre crianças?

Nesta última década, tem-se percebido uma intensa luta contra o tabagismo nos ambientes públicos. Através de projetos de lei e decretos, vários países, especialmente os desenvolvidos, têm conseguido introduzir a proibição do fumo em locais como ônibus, metrôs, bancos, restaurantes, cinemas, correios e lojas em geral. Com isso, uma diminuição da exposição do cigarro aos não-fumantes parece começar a fazer efeito.

Como as crianças se expõem à fumaça dos cigarros?

No que diz respeito às crianças, grande parte da exposição passiva à fumaça do cigarro ocorre dentro de suas próprias casas e como o tabagismo nesses locais não pode ser controlado, mantém-se um vínculo exposição-doença difícil de ser quebrado.

Como evitar a exposição de crianças à fumaça de cigarros?

Existem relatos de estudos dos EUA em que adultos, mesmo não tendo diminuído seu hábito, implementaram algumas mudanças no que diz respeito ao hábito de fumar dentro de casa. A exposição passiva de crianças ao tabaco pode também ser influenciada pelo grau de tabagismo presente em sua comunidade: tabagismo na casa de amigos, entre visitas em sua própria casa e em locais públicos. Um estudo realizado nos EUA utilizou a conscientização através do aconselhamento como estratégia para diminuir a exposição à fumaça do cigarro por crianças menores de quatro anos, filhas de mães tabagistas.

E no Brasil, como é a situação de crianças expostas à fumaça de cigarros?

No Brasil, infelizmente existem dados como esses apresentados acima. Mais estudos devem ser implementados para que se verifique o risco que nossas crianças correm expostas ao tabagismo. Assim, as estratégias de combate ao problema se tornam mais facilmente palpáveis visando à união mais rápida entre o projeto e sua implementação.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)