Folhetos de saúde

Dermatite atópica

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é a dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença inflamatória, com tendência a se tornar crônica e apresentar recorrências. Está relacionada a uma sensibilização do organismo com um desequilíbrio na produção de agentes do sistema imune (sistema de defesa do organismo), o qual desencadeia os sintomas.

2. Como se manifesta a dermatite atópica?

As lesões da dermatite atópica normalmente são pruriginosas (coçam muito), atrapalhando as atividades diárias da pessoa e até mesmo o sono. Nelas podem ser observadas pequenas vesículas, às vezes com secreção em seu interior ou mesmo bolhas. À medida que a doença se cronifica, pode-se notar a formação de placas, sem secreção, também pruriginosas, com espessamento da pele devido à coçadura. Com a melhora do quadro, as áreas atingidas podem ficar escuras ou mesmo de tom mais claro que a pele normal. Muitas vezes, em um mesmo indivíduo podem ser encontradas todas essas apresentações ao mesmo tempo.

3. Onde são observadas as lesões da dermatite atópica?

As lesões da dermatite atópica são vistas principalmente nas áreas extensoras das pernas e braços (atrás dos joelhos, por exemplo). Porém, sua apresentação varia conforme a idade do paciente. Em crianças até dois anos de idade é comum encontrá-las na região do couro cabeludo, rosto, e nas regiões anteriormente citadas. Nos escolares, adolescentes e adultos podem ser vistas na parte flexora dos membros, pescoço e nuca. Nos indivíduos mais velhos também podem ocorrer dermatite nas mãos e pés.

4. A dermatite atópica é uma doença comum?

Sim. A dermatite atópica constitui uma doença comum na infância, mas também pode ser encontrada em indivíduos adultos. Atualmente, nota-se um aumento da sua freqüência, assim como de vários processos alérgicos.

5. Qual a causa da dermatite atópica?

A causa específica para o desenvolvimento da dermatite de contato ainda não está definida, mas vários fatores estão relacionados como a exposição precoce a agentes irritantes (sabão em pó, roupas de lã ou náilon, etc.), predisposição genética, aumento da ingestão de alimentos industrializados e com conservantes,  distúrbios emocionais (estresse), etc.

6. Como é o tratamento da dermatite atópica

O tratamento da dermatite atópica é baseado na eliminação dos fatores irritantes e que agravam as lesões, na hidratação da pele, no uso de medicamentos antihistamínicos e de corticóides tópicos. Em casos mais acentuados, podem ser utilizados medicamentos por via oral. Consulte sempre seu médico.

Fonte:

CASTRO, A.P.B.M. Dermatite atópica in: MARCONDES, E.; VAZ, F.A.C.; RAMOS, J.L.A.; OKAY, Y. Pediatria Básica, 9°ed., Sarvier, S.P,2003: 867-872.