Folhetos de saúde

Água e desidratação na infância

© Equipe Editorial Bibliomed

Por que a água é tão importante?

 A água é uma substância essencial para a vida. Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água, e essa substância é fundamental em um sem número de reações químicas que são responsáveis por nos manter vivos. Bactérias, fungos, plantas e animais das mais variadas espécies necessitam de água para sobreviver. Sem a água a vida em nosso planeta seria praticamente impossível. Acredita-se que, há muitos milhões de anos, as primeiras formas de vida tenham surgido em um ambiente rico em água, nos oceanos primitivos da Terra.

Qual a relação que a água mantém com nosso organismo?

Uma pessoa normal pode atribuir mais de 70% de seu peso à presença de água no organismo. Essa quantidade é maior em pessoas magras e em jovens, sendo máxima em um bebê recém nascido. Com o passar dos anos, a proporção de água no organismo diminui. Pessoas obesas também possuem um pouco menos de água (proporcionalmente) que pessoas mais magras.

O que faz uma criança ficar desidratada?

Algumas doenças podem facilitar a desidratação. É o caso de algumas situações onde a criança apresenta vômitos ou diarréia. Nesses casos, não é incomum a presença de febre, cuja sudorese associada poderia agravar ainda mais o quadro de desidratação. A falta de apetite, que prejudica a ingestão de água, também favorece o aparecimento de quadros de desidratação.

Quais são os sintomas da desidratação?

Crianças desidratadas apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de seus batimentos, quadro chamado pelos médicos de taquicardia. Com menos água, a pele se torna áspera e as mucosas perdem o turgor, ficando com aspecto enrugado e pouco viçoso. Os olhos podem ficar fundos.

Além desses sintomas, desidratação pode ter outras conseqüências?

Quando a falta de água prejudica o funcionamento dos músculos, pode ocorrer fraqueza e sensação de corpo pesado. Se a falta de água chegar ao cérebro, uma pessoa, especialmente uma criança, pode até entrar em coma ou morrer.

Qual a relação entre a desidratação e a urina?

Casos graves de desidratação prejudicam o funcionamento dos rins, cuja função é excretar a urina. Quando isso ocorre, o volume urinário pode ficar perigosamente baixo ou simplesmente chegar a zero. Uma boa dica (mas que não é infalível) para avaliar a hidratação é observar a cor da urina. Quanto mais concentrada a urina estiver, maiores as chances do organismo estar tentando reter água em seu interior em decorrência da desidratação. Assim, crianças desidratadas tendem a urinar pequenas quantidades de urina muito concentrada, de tom amarelo escuro e odor forte. Já as bem hidratadas costumam urinar grandes volumes de urina diluída, quase transparente, e de odor discreto.

Como fazer para combater a desidratação?

Para tratar a desidratação, os médicos contam com várias estratégias. Em casos simples, a ingestão de água já é suficiente. Quadros mais graves exigem que seja ingerida água misturada a alguns sais, pois estes também são perdidos junto com a água toda vez que nos desidratamos, além de facilitarem a entrada da água dentro do organismo. Casos ainda mais graves podem fazer com que seja necessário colocar a água, misturada a sais e outras substâncias, diretamente dentro dos vasos sanguíneos. É o que se chama em Medicina de hidratação intravenosa.

Como prevenir a desidratação?

Como é fácil de imaginar, a melhor forma de combater a desidratação não é tratando dela, mas prevenindo seu aparecimento.Vão aqui algumas dicas de como evitar esse problema:

• Lembre-se de oferecer líquidos às crianças, especialmente água. Muitas pessoas simplesmente passam grandes períodos de tempo sem tomar sequer um gole de água. Isso deve ser evitado. O ideal é que se bebam líquidos a todo tempo.

• Crianças e adolescentes que praticam atividade física têm necessidade de tomar ainda mais água. Em dias quentes, a exposição ao calor faz com se perca mais água que o normal, e por isso é importante também tomar uma dose extra de água.

• Observe a urina. Quando a urina adquire uma tonalidade muito escura, é sinal que o organismo está economizando água, provavelmente por que os estoques estão diminuindo. Deve-se ingerir líquidos até que a urina adquira uma tonalidade clara, que deve sempre ser mantida já que é a ideal.

• Consumir alimentos ricos em água ajuda na hidratação. Isso mesmo. A comida é também uma fonte importante de água, já que muitos alimentos possuem água em sua composição. As comidas campeãs em conter água são as frutas e as verduras, consumidas in natura (cruas).

• E lembre-se: Para crianças até os seis meses de idade, o leite materno é a fonte mais importante tanto de nutrientes quanto de água. Nenhum alimento é tão completo quanto o leite, e a amamentação só deve ser suspensa com acompanhamento do médico assistente.

Fonte:Bibliomed
(www.bibliomed.com.br)