Ondas de calor na menopausa podem indicar risco cardiovascular

Comment

Saúde da mulher

Mulheres que entram na menopausa costumam sentir ondas de calor, também conhecidas por fogachos. Consideradas por muitos como um incômodo inevitável no período, esses sintomas, quando muito frequentes e persistentes, podem indicar risco cardiovascular.

Um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, acompanhou 3.300 mulheres na menopausa por 20 anos. Dessas mulheres, 231 tiveram um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou insuficiência cardíaca. Mulheres que tiveram ondas de calor frequentes tiveram o dobro do risco de problemas cardíacos durante o estudo. Aquelas que tiveram ondas de calor persistentes tiveram um risco 80% maior ao longo de 20 anos.

De acordo com os pesquisadores, os eventos cardíacos não foram explicados por fatores como pressão arterial, diabetes, obesidade, exercício ou tabagismo, que são os fatores suspeitos habituais. Das mulheres entrevistadas, cerca de 75% das mulheres relatam ter ondas de calor (calor intenso, crises de sudorese) à medida que seus períodos mensais se tornam pouco frequentes e finalmente param.

Agora, os pesquisadores estão desenvolvendo novos estudos que buscam compreender os mecanismos subjacentes que vinculam as ondas de calor ao risco de doença cardíaca, e também descobrir se o tratamento de ondas de calor tem algum impacto na saúde do coração das mulheres à medida que envelhecem.

Os pesquisadores ressaltam que nem todas as mulheres que sofrem ondas de calor desenvolvem doenças cardíacas, nem as ondas de calor causam doenças cardíacas, mas as mulheres na menopausa ainda correm um risco maior de outras doenças crônicas evitáveis, como diabetes e pressão alta. Por isso, é fundamental que estas mulheres busquem acompanhamento médico e adotem hábitos de vida saudáveis. As doenças cardíacas são a principal causa de morte das mulheres norte-americanas, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Fonte: North American Menopause Society Annual Meeting 2019. Chicago – Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *