Novo tratamento para o diabetes pode diminuir quantidade de injeções de insulina

Comment

Tecnologia

destaque_injecaoPesquisadores da Duke University, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma técnica experimental para o tratamento do diabetes tipo 2 e esperam que, com uma única injeção seja possível conseguir semanas de controle de insulina.


Atualmente, portadores de diabetes tipo 2 precisam de doses diárias de insulina, o que prejudica a qualidade de vida. Nos primeiros testes, realizados com primatas, a resposta ao tratamento foi de semanas.

O tratamento convencional do diabetes usa o GLP1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon), uma molécula de sinalização para induzir o pâncreas a liberar insulina, mas de curta duração no organismo humano. A equipe de pesquisadores da Duke University fundiu o GLP1 com um polipeptídeo conhecido como ELP em uma solução que, após injetada, reage ao calor do corpo e forma uma espécie de gel, que é liberado lentamente no organismo. Em experimentos com animais, o tempo de duração do tratamento GLP1+ELP foi até três vezes maior do que os atualmente disponíveis no mercado.

A próxima fase do estudo pretende analisar qual a resposta imune das injeções a longo prazo antes de iniciar os testes em humanos.

Fonte: Duke University School of Medicine, July, 24, 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *