Livros de auto-ajuda são mais eficientes que antidepressivos

Comment

Comportamento Saúde da família Saúde da mulher

Os livros de auto-ajuda são fenômenos de venda no mundo todo com a promessa de ajudar as pessoas nos momentos difíceis. Muitos duvidam de sua capacidade de ajuda, mas estudo realizado pela Universidade de Glasgow, em parceria com o National Health Service, na Grã-Bretanha, descobriu que a prescrição desses livros é um tratamento eficaz para a depressão.

O estudo incluiu mais de 200 pacientes, metade dos quais tomava antidepressivos. De forma aleatória, alguns dos voluntários receberam recomendações de livros de auto-ajuda que abordam diferentes aspectos da depressão, além de participarem de três sessões com um terapeuta que os ajudou no planejamento das mudanças para aproveitar melhor os ensinamentos dos livros.

Entre os participantes do grupo que recebeu os livros, os níveis de depressão eram significativamente menores do que entre os que tomavam medicamentos apenas quatro meses depois do início do tratamento. Após um ano, a tendência se manteve. Segundo os pesquisadores, os livros são podem ajudar no tratamento da depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *