Fumar torna o coração ‘mais espesso, mais fraco e mais pesado’

Comment

Comportamento

Fumar causa danos ao coração piores do que os especialistas pensavam anteriormente, afetando sua estrutura e função e tornando-o mais espesso, pesado e fraco ao longo do tempo, alerta um novo estudo dinamarquês.

Os pesquisadores usaram dados do Fifth Copenhagen City Heart Study, que analisou fatores de risco cardiovascular e doenças na população em geral, inscrevendo 3.874 participantes de 20 a 99 anos sem doença cardíaca no estudo.

Os participantes preencheram um questionário sobre seu histórico de tabagismo para estimar os “anos-maço” – um ano-maço sendo definido como 20 cigarros fumados todos os dias durante um ano. Seis em cada dez participantes eram homens, com idade média de 56 anos. Eles foram submetidos a uma ultrassonografia do coração, chamada ecocardiografia, para obter informações sobre sua estrutura e seu nível de funcionamento.

Os autores compararam as medidas de ecocardiografia de fumantes atuais com pessoas que nunca fumaram, ajustando para idade, sexo, índice de massa corporal, hipertensão, colesterol alto, diabetes e função pulmonar. Os resultados mostraram que quase 20% dos participantes eram fumantes atuais, enquanto cerca de 40% eram ex-fumantes e 40% nunca fumaram. Em comparação com pessoas que nunca fumaram, o estudo descobriu que os fumantes atuais tinham corações mais grossos, mais fracos e mais pesados, e mais anos-maço estavam associados ao coração bombeando menos sangue.

O estudo mostrou, também, que o tabagismo atual e os anos-maço acumulados estavam associados à piora da estrutura e da função da câmara esquerda do coração, descrita como a parte mais importante do coração. Em um período de 10 anos, os indivíduos que continuaram fumando desenvolveram corações mais grossos, mais pesados e mais fracos que eram menos capazes de bombear sangue em comparação com os que nunca fumaram e aqueles que pararam durante esse período.

Fonte: European Society of Cardiology’s Congress 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *