Cosméticos oferecem risco mesmo dentro da validade

Comment

Beleza Saúde da família Tecnologia

Estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) mostrou que os cosméticos podem oferecer riscos mesmo dentro do prazo de validade.

Os pesquisadores desenvolveram uma técnica que permite identificar, em segundos, todos os componentes químicos presentes ou não na formulação de produtos de beleza. Chamada de Cosmetômica, a plataforma oferece até 99% de precisão, o que garante a segurança dos produtos.

Para testar a nova técnica, os pesquisadores analisaram as principais marcas de esmaltes, batons e lápis de olho vendidos no Brasil, e descobriram que três das nove marcas de esmalte analisadas apresentavam elevadas concentrações de SUDAM III, uma substância considerada potencialmente cancerígena; um apresentou mudanças em algumas características essenciais, mesmo dentro do prazo de validade; e um não tinha os componentes hidratantes descritos no rotulo.

Os lápis de olhos foram os produtos com maior índice de problemas, mesmo dentro do prazo de validade. Todas as amostras mostraram potencial para causar irritações oculares ou ambientes propícios para infecções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *