Circuncisão pode reduzir riscos de contração de HIV em homens

Comment

Saúde do homem Sexologia

O combate à AIDS vem enfrentando diversas dificuldades. Cientistas ainda não conseguiram desenvolver uma vacina e o uso das camisinhas ainda é dispensado por muitas pessoas, dificultando o controle do vírus.

Observando rituais de maturidade em algumas comunidades africanas, onde a circuncisão adulta faz parte do ritual, pesquisadores viram que os homens que sobreviviam a esse processo (que frequentemente causa infecções graves) se tornavam menos propensos a contraírem a AIDS. Estatísticas mostram que os riscos de um homem heterossexual circuncidado ser contaminado são 57% menores.

Existem estudos que avaliam a eficácia deste método de prevenção, mas existem algumas complicações quanto à criação de programas assim em países pobres. “Não é um procedimento difícil de fazer bem. Uma vez que alguém é treinado, você pode fazer centenas de procedimentos por dia. Se você tem uma previdência médica limitada, você vai retirar mão de obra? E isso irá desviá-los de fazer outras coisas (como aplicar vacinas ou realizar partos)?”, comenta Atheendar Venkataramani, que pesquisa o tema. A questão cultural também pode ser um problema, já que a circuncisão nesses países esta fortemente ligada a tradições e convenções sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *