Artigos de saúde

Traumatismos de Cabeça

Neste Artigo:

- Definição
- Que cuidados devem ser tomados?
- Cuidados com o ferimento.
- Descanso.
- Dieta.
- Preocupações especiais.
- Procure ajuda médica imediatamente se:

Definição

A maioria das lesões na cabeça resulta de uma simples lesão do couro cabeludo, sem dano cerebral, mesmo que as lesões leves possam resultar em galos grandes, devido ao abundante acúmulo de sangue no couro cabeludo. É por isso que alguns cortes pequenos na cabeça podem sangrar muito. Somente 1 a 2% das crianças, com lesões de cabeça sofrem fraturas de crânio. As concussões ocorrem unicamente quando há perda temporária de consciência, confusão e amnésia (perda de memória).

Que cuidados devem ser tomados?

- Cuidados com o ferimento.


Lave os arranhões com água e sabão. Para deter hemorragias, aplique pressão sobre o mesmo com um pano limpo (ou gaze estéril) durante 10 minutos. Em caso de inchação aplique gelo durante 20 minutos.

- Descanso.

Procure deitar seu filho para que ele possa descansar, até que todos os sintomas tenham desaparecido (ou pelo menos durante 2 horas). Seu filho pode dormir, não será necessário mantê-lo acordado, mas mantenho-o deitado perto de onde estiver, para poder vigiá-lo de vez em quando. Não dê analgésicos. Se a dor de cabeça for forte o suficiente que requeira analgésicos, seu filho deve ser examinado por um médico.

- Dieta.

Ofereça a seu filho líquidos, somente até 2 horas após ele ter vomitado.

- Preocupações especiais.

Acorde seu filho de 2 em 2 horas à noite, após o acidente. Ao acordá-lo, levante-o e faça com que responda perguntas simples (nome, idade, etc). Se for um bebê, acorde-o e veja se ele está atento e se lhe reconhece. Siga estas indicações durante duas noites e depois volte a sua rotina normal.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- A pele foi rompida e requer ponto cirúrgico.
- A dor de cabeça é grave e o "galo" é muito grande.
- Seu filho vomitar três vezes ou mais.
- Seu filho tiver visão dupla e embaçada, dificuldade para despertar, falar e andar e parecer confuso.
- A condição neurológica piorar em qualquer sentido.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.               Revisado 30 de Outubro de 2006