Artigos de saúde

Angiografia abdominal ou Arteriografia celíaca e mesentérica

Material a ser analisado: imagem da circulação arterial abdominal obtida sobre placa de RX ou vídeo. Finalidades do exame: Diagnóstico das doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o intestino delgado e o colón. Determinar ou não a existência de uma obstrução arterial, que seja a causa de um quadro de dor abdominal, ou que provoque sintomas de falta de irrigação sanguínea. Também permite estudar e determinar a presencia de anormalidades dos vasos que irrigam o fígado e o baço, assim como determinar as causas de um aumento da pressão dentro da veia porta.

Podem determinar a presença de um tumor, que invada ou desloque os vasos arteriais e permite determinar a possibilidade de um tumor ser operado ou não.

Permite em alguns casos determinar o local de origem de uma hemorragia ou a presença de um aneurisma no trajeto das artérias digestivas.

Em determinados casos pode ser o caminho de um tratamento, permitindo administrar diretamente, dentro do fígado, drogas antineoplásicas ou permitir o tratamento de uma oclusão por um coágulo ou a supressão de uma hemorragia.

confiabilidade do exame: Boa.

Tempo necessário para obter o material do paciente: 30 a 90 minutos, acompanhamento posterior de várias horas de repouso e controle.

preparação do paciente: O paciente, geralmente deverá estar internado e com jejum de sólidos durante seis horas previas ao exame.

Tempo necessário para obter resultados: 1 hora.

Técnica usada: Substancia de contraste radiológico é injetada em uma artéria previamente canalizada.

Método utilizado para obter resultados: O paciente deitado, com um acesso venoso em um braço, a fim de poder administrar qualquer medicamento, de forma imediata,caso ocorra alguma emergência, como por exemplo, alergia ao contraste. Antes e durante o decorrer do exame deve se controlar pulso e batimentos cardíacos.

O médico inicia a anestesia do local escolhido para cateterizar a artéria; geralmente na região inguinal. O cateter é inserido, às vezes, mediante uma pequena incisão e outras vezes diretamente, por uma punção com uma agulha grossa, que permita introduzir por ela um cateter na artéria, que em seguida é conduzido para cima, orientando se pela tela radioscópica, até que sua extremidade seja colocada na região a ser estudada.

Neste momento se injeta a substancia de contraste,, que permita obter imagens radiográficas, além das radioscopias que permitam analisar detalhadamente a circulação arterial da região.

Cuidados: Após o exame, o paciente deverá permanecer em repouso por algumas horas, com um curativo oclusivo e com compressão sobre a região da punção. Os sinais vitais do paciente (respiração, freqüência cardíaca e pressão arterial) devem ser monitorados a intervalos regulares, pelo menos durante 6 horas.