Notícias de saúde
06 de maio de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo sugere que pessoas que estão contentes com o que têm podem ter menos probabilidade de sofrer um ataque cardíaco ou derrame, é o que indica estudo realizado no University of Science and Technology of China.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados coletados de mais de 120.000 participantes no UK Biobank, um banco de dados médico de grande escala. Os participantes preencheram questionários que avaliaram seu bem-estar em termos de satisfação com a família, amizades, saúde, finanças e felicidade geral. Os pesquisadores então compararam o bem-estar das pessoas com seu risco de quatro grandes doenças cardíacas.
Os resultados mostram que as pessoas com as maiores pontuações de bem-estar tinham: um risco 44% menor de artérias obstruídas; risco 45% menor de acidente vascular cerebral; risco 51% menor de insuficiência cardíaca; risco 56% menor de ataque cardíaco. Análises mais aprofundadas sugeriram que pessoas que se sentem mais satisfeitas tendem a adotar estilos de vida mais saudáveis e sofrem menos inflamação.
Para os autores, esses resultados ressaltam o profundo impacto que a saúde emocional e psicológica pode ter no bem-estar físico, esclarecendo mecanismos biológicos complexos que não eram totalmente compreendidos antes.
Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.124.035225.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também