Notícias de saúde

Celíacos podem ter maior risco de doença cardíaca

12 de julho de 2023 (Bibliomed). Pessoas com doença celíaca podem ser mais propensas a desenvolver doenças cardíacas, apesar de terem menos riscos cardíacos tradicionais do que outras pessoas, indica estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A doença celíaca é uma reação imune que ocorre quando algumas pessoas comem glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. O único tratamento é seguir uma dieta rigorosa sem glúten, com acompanhamento médico para tratar possíveis contaminações.

No estudo, pesquisadores usaram dados do UK Biobank (um banco de dados de informações genéticas e de saúde de meio milhão de pessoas na Inglaterra, Escócia e País de Gales) para verificar se havia uma ligação entre a doença celíaca e as doenças cardíacas influenciadas pelas doenças tradicionais. riscos cardíacos. Pouco mais de 2.080 pessoas tinham doença celíaca, mas nenhum sinal de doença cardíaca quando o estudo começou.

Os pesquisadores acompanharam a saúde do coração por meio de registros hospitalares e certidões de óbito por mais de 12 anos. Durante esse período, quase 41.000 pessoas foram diagnosticadas com doenças cardíacas, incluindo cerca de 220 com doença celíaca. Isso é equivalente a uma taxa anual de doença cardíaca de 9 em cada 1.000 pessoas com doença celíaca, em comparação com 7,4 em 1.000 sem doença celíaca.

Os resultados mostraram que quanto mais tempo uma pessoa tinha doença celíaca, maior o risco de doença cardíaca. As pessoas que tiveram doença celíaca por menos de 10 anos tiveram um risco 30% maior de problemas cardíacos. Isso aumentou para 34% entre aqueles que tinham doença celíaca por uma década ou mais.

Pessoas com doença celíaca tinham menos fatores de risco conhecidos para doenças cardíacas, incluindo excesso de peso ou obesidade, colesterol alto, pressão alta e histórico de tabagismo. Em comparação com pessoas sem doença celíaca, elas também eram mais propensas a ter escores de risco cardíaco ideais com base no status de tabagismo, atividade física, níveis de colesterol total, status de diabetes, pressão arterial e índice de massa corporal (IMC, uma estimativa de gordura corporal com base na altura e peso).

Pessoas com doença celíaca e um escore de risco cardíaco ideal tiveram um risco 60% maior de doença cardíaca em comparação com aqueles com um escore de risco ideal, mas sem doença celíaca.

De acordo com os autores, existem muitas teorias sobre a ligação entre doença celíaca e doença cardíaca, passando por tempo de inflação crônica a baixos níveis de lipoproteína de alta densidade, e até à falta de ingestão de alimentos integrais, que são cardioprotetores. Contudo, ainda não se provou nenhuma dessas como sendo verdadeira.

Fonte: BMJ Medicine. DOI: 10.1136/bmjmed-2022-000371.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários