Artigos de saúde

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Um Problema Pouco Reconhecido

O termo doença obstrutiva crônica (DPOC), inclui uma série de problemas pulmonares como enfisema e bronquite crônica e é, geralmente, conseqüência do fumo. A enfermidade afeta 1 por cento da população da Grã-Bretanha, mais de 600 mil pessoas, sendo a quinta causa de morte em todo o mundo.

Esta condição impõe sérios sofrimentos a muitos pacientes e representa um peso significativo no sistema de saúde da Grã-Bretanha, segundo resultados de um levantamento da Fundação Britânica do Pulmão (British Lung Foundation).

Muitas pessoas não se dão conta que têm o problema, pensam equivocadamente que a falta de fôlego é apenas conseqüência do aumento da idade ou que estão sofrendo de uma 'tosse de fumante, conforme declaração da Fundação.

Entre os 2.500 pacientes com DPOC observados pelo levantamento, feito até 1999, três quartos dos participantes visitam o clínico geral pelo menos uma vez a cada seis meses e 30 por cento foram internados no hospital pelo menos uma vez no ano anterior.

O levantamento mostrou que todas as tarefas diárias são extremamente difíceis para a maioria dos participantes com a doença e dois terços deles acharam difícil caminhar fora de casa. Mais da metade relatou que trabalho doméstico de rotina como fazer compras, lavar e fazer a cama era um grande desafio.

As pessoas do grupo pesquisado disseram que obtém a maior parte da assistência de seus clínicos gerais, seguidos pela família e pelos amigos. Eles também afirmaram que, em geral, sua doença não recebe a atenção que merece.

A Fundação informou que os participantes do estudo estavam preocupados com o fato de seu problema não ser considerado de uma maneira suficientemente séria e de haver uma lacuna na assistência, particularmente dos serviços sociais.

A equipe de pesquisadores verificou um alto nível de estresse entre o grupo que estava usualmente muito ofegante para deixar a casa durante o dia ou que acordava durante a noite em consequência de seus problemas pulmonares.

Mike Morgan, presidente do Breathe Easy Club (“Clube Respire Tranqüilo) da British Lung Foundation, apelou por "mais difusão do reconhecimento e entendimento da COPD entre a população em geral e profissionais médicos, particularmente ao apreciarem o impacto da doença na qualidade de vida dos pacientes".

O levantamento sobre a DPOC está baseado em questionários respondidos por membros do Breathe Easy Club na Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Mais da metade dos participantes tinha mais de 66 anos de idade e cerca de 70 por cento era ex-fumante.

Entre os participantes, 80 por cento usam inalante salbutamol para facilitar a respiração, sendo que 15 por cento usam o inalante mais de seis vezes ao dia.

A British Lung Foundation é uma instituição de caridade criada em 1985 por um grupo de especialistas em Pneumologia de Londres.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.               15 de Fevereiro de 2002.