Artigos de saúde

Desmaio

Definição

O desmaio é definido como a breve perda dos sentidos (em geral, menos de 1 minuto). As 4 causas mais comuns são stress repentino (por exemplo, ver um acidente grave), dor intensa, permanência de pé por tempo prolongado na mesma posição sem flexionar os joelhos, ou levantar-se rapidamente (especialmente após descanso na cama). Nas crianças, estes problemas se aliviam rapidamente se elas se deitam e permanecem na horizontal por alguns minutos.

Afecção Semelhante

A - Episódios de "perda de fôlego"

- Coma (permanecer desmaiado é uma EMERGÊNCIA)

Cuidados em casa

1. Primeiros socorros

Faça com que seu filho deite-se durante 10 a 15 minutos com os pés elevados. Ponha-lhe um pano frio sobre a testa. Ofereça-lhe um copo de suco de fruta quando estiver consciente. Se o desmaio for por causa de stress ou medo, ajude a criança a falar do assunto. Os sais aromáticos são desagradáveis e não são necessários.

2. Prevenção

Para prevenir os desmaios por permanecer em pé um tempo prolongado, explique à criança o que fazer para evitar que isto aconteça seguindo as seguintes instruções: se precisar manter-se de pé por longos períodos de tempo, deve bombear o sangue relaxando e contraindo repetidamente os músculos das pernas.

Para prevenir os desmaios por se levantar rapidamente, certifique-se de que a criança sente e respire profundamente várias vezes antes de levantar-se.

Da mesma forma, se seu filho sentir a qualquer momento que vai desmaiar, em qualquer lugar, isto é uma advertência para que se sente ou deite imediatamente.

Procure ajuda médica imediatamente se:

-
Seu filho desmaiar.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems