Artigos de saúde

Alimentação no primeiro ano de vida

Neste Artigo:

- A idade para começar com os alimentos sólidos
- Tipos de alimentos sólidos

A idade para começar com os alimentos sólidos

O melhor momento para começar a usar uma colher será quando seu bebê puder sentar-se com algum apoio e puder mexer a cabeça para participar do processo de alimentação. Este momento geralmente ocorre entre os 4 e os 6 meses de idade. O leite materno e as formulações comerciais satisfazem todas as necessidade nutricionais de seu bebê, até os 4 ou 6 meses de idade. Começar a administrar estes alimentos antes do previsto, só vai tornar a alimentação mais difícil. Estudos demonstraram que na maioria dos casos, os alimentos sólidos atrapalham o sono de seu bebê. A única exceção são alguns bebês que não recebem calorias suficientes ou não estão ganhando peso.

Tipos de alimentos sólidos

1. Cereais

A ordem de adição de novos tipos de alimentos à dieta não é importante. Contudo, apenas um alimento novo deve ser dado de cada vez e não mais de três itens novos por semana.

2. Carne e outras proteínas

Aos 7 ou 8 meses de idade seu bebê deve estar pronto para comer carnes e outras proteínas na forma de sopas ou em purê. Mas se você iniciar a sopinha mais cedo, por volta do quinto mês, o que é permitido, já poderá usar o caldo de cocção da carne, para o preparo da sopinha. Em geral se calcula a quantidade equivalente a um bifinho pequeno. Frango e carne vermelha devem ser alternados dia sim, dia não. Muitas mães acham que o frango é mais saudável, mas seu uso contínuo pode resultar em anemia por falta de ferro.

Outra dica é colocar algo que o bebê já esteja acostumado na ponta da colher, como banana amassada ou outra fruta. Muitos bebês, a principio, rejeitam os alimentos de sal, e esse truque fará com que ele se habitue aos poucos.

Legumes e verduras devem ser acrescentados à sopinha, colocando-se aproximadamente um total de 4 variedades por refeição. Caldinho de feijão, juntamente com a sopinha, também é muito nutritivo e rico em ferro.

3. Alimentos que possivelmente causam alergias

As claras de ovos, o trigo, o chocolate, os peixes podem apresentar maior possibilidade de produzir alergias, mas há controvérsias sobre isso. Evite colocar estes alimentos na dieta de seu bebê até que ele tenha 1 ano de idade, especialmente se ele tiver outras alergias. Vísceras, como fígado de boi ou de galinha, também só devem ser introduzidos na dieta por essa idade.

4. Alimentação com colheres

Comece a usar a colher entre os 4 ou 6 meses de idade. Coloque o alimento no centro da língua. Algumas vezes o bebê empurrará a comida, mas aos poucos você irá acertando a posição ideal.

Algumas crianças seguram a colher enquanto estão se alimentando. É preciso distrair estas crianças com alimentos que se comem com as mãos ou dar-lhes uma colher para brincar. Aos 15 ou 18 meses de idade, a maioria das crianças já pode se alimentar por si mesmas, usando uma colher e não precisam da ajuda dos pais, que devem apenas supervisionar a alimentação.

5. Alimentos para comer com a mão

Os alimentos para comer com as mãos são pequenos, poucos e macios. Eles podem ser oferecidos entre os 9 e 10 meses ou quando a habilidade de raciocínio desenvolver-se.

Alimentos bem macios e fáceis de partir com as gengivas, já que os dentinhos são ainda poucos, são bons para oferecer a essa idade, mas toda a atenção é pouca, já que muitas vezes grandes pedaços podem ser arrancados, levando o bebê a se engasgar. Outro alimento que ajuda muito, principalmente para "coçar" as gengivas, são os alimentos duros, como pão (casca) ou biscoitos duros (tipo papa-ovo)

6. Lanche

Uma vez que seu bebê comece a fazer 3 refeições ao dia, ou a comer em intervalos de 5 horas, talvez você precise de pequenas merendas entre as refeições. As maioria das crianças inicia este padrão entre os 6 e 9 meses de idade. O lanche do meio da manhã e do meio da tarde deverá ser nutritivo e sem leite. Recomendam-se frutas e cereais secos.

7. Alimentos de Mesa

Seu filho deverá comer os mesmos alimentos que você come, quando ele tiver aproximadamente 1 ano de idade. Isto pressupõe que sua dieta seja balanceada e que você corte cuidadosamente qualquer alimento difícil de mastigar. Evite os alimentos com os quais a criança possa engasgar-se como cenouras cruas, doces, chocolate, nozes e pipocas.

8. Alimentos ricos em ferro

No curso de nossas vidas precisamos de ferro na nossa dieta, para evitar a anemia. Certos alimentos são boas fontes de ferro. As carnes vermelhas, os peixes e as aves são as principais fontes. Algumas crianças só comem carnes brancas e com baixo teor de gordura. Com dito acima, essas carnes não devem ser dadas diariamente; O ferro também pode ser encontrado em cereais enriquecidos, nos feijões de todos os tipos, gemas de ovos, chocolate, passas, suco de ameixa seca, pêras e espinafre.

9. Vitaminas

As vitaminas adicionais não são necessárias, depois que seu filho completar 1 ano de idade e estiver comendo uma dieta balanceada. Só são importantes nos primeiros meses, para suprir alguma deficiência alimentar, já que a totalidade das vitaminas não está presente. Por exemplo, sucos, como o de laranja, ao qual você pode acrescentar outras frutas aos poucos, na quantidade diária de cerca de 200 ml, supre as necessidades de vitamina C das crianças. Vitaminas e suplemento de ferro só devem ser dados se o pediatra receitar. É muito mais saudável receber as vitaminas de forma natural que medicamentosa.

Palavras chave: alimentação, bebês, vitaminas, ferro, frutas, colher, sopinha.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.           Revisado 25 de Outubro de 2006