Artigos de saúde

Prevenção dos Traumas de Cabeça em Crianças

A maioria das lesões de cabeça saram, mas os danos ao cérebro geralmente são permanentes. Pode-se prevenir muitas lesões graves tendo as seguintes precauções:

- Quando dirigir coloque seu filho num assento de segurança. Caso ele pese mais de 20 quilos, use um assento de segurança auxiliar. Não use o cinto nem o assento normal do automóvel até que ele pese 30 quilos. Nos EUA, atualmente, todos os estados contam com leis da segurança para as crianças e com razão: diminuíram as lesões em 80% e as mortes em 90%.
- Para evitar atropelamentos, ensine seu filho a olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua ou avenida. Ensine-o a usar o sinal e não atravessar a rua correndo. A maioria das crianças não pode atravessar a rua sozinha antes dos 7 ou 8 anos.
- Nunca deixe seu bebê a sós em lugares altos como camas, sofás, mesas de trocar fraldas ou mesas de consultórios. Seu bebê pode virar inesperadamente e cair de cabeça.
- Mantenha a beirada do berço alta. Logo que o bebê possa espichar-se e segurar a beirada do berço, abaixe o nível do colchão.
- Não compre um beliche. Se já tiver um, não deixe crianças menores de 6 anos subirem ou use uma proteção lateral. Certifique-se que a armação do beliche seja suficientemente forte para evitar que o colchão caia. Não permita que seus filhos brinquem no beliche.
- Não compre um andador. Os andadores não ajudam a desenvolver o andar. 35% das crianças pequenas que usam andadores sofrem acidentes que precisam de atendimento de emergência.
- Não deixe seu filho sem ninguém tomando conta num carrinho de supermercado.
- Coloque uma grade fixa sobre as escadas. Mantenha as escadas livres de objetos. Quando seu filho começar a usar a escala, ensine-o a apoiar-se no corrimão.
- Mantenha as portas da rua e do sótão fechadas. Coloque uma tranca adicional longe do alcance da criança.
- Se morar nos andares superiores de um edifício, instale proteções e trancas nas janelas.
- Não deixe crianças menores sob a supervisão de um irmão agressivo.
- Sempre dê uma olhada quando seu filho estiver brincando do lado de fora da casa, até que você tenha certeza que ele vai ficar no quintal (4 ou 5 anos). Não espere que uma criança de 3 anos cumpra a promessa de que não vai fugir para a rua.
- Não ensine seu filho a andar de bicicleta até que ele tenha idade suficiente (7 ou 8 anos) para entender aspectos da segurança tais como paradas de emergência e direito de passagem.
- Nunca permita que seu filho ande de bicicleta sem capacete. É perigoso conduzir veículos para qualquer tipo de terreno de motos, ainda que se use capacete.
- Proiba trampolins. Graves acidentes têm acontecido ainda que sob estreita supervisão.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems