Artigos de saúde

Prevenção de Envenenamento

- Lembre-se de trancar os medicamentos e substâncias químicas. Deixe-os longe do alcance de crianças, guarde limpadores de pia, cera para móveis, medicamentos e inseticidas. Estes são os venenos perigosos mais comuns.
- Mantenha as bebidas alcóolicas fora do alcance das crianças. Elas têm ocasionado envenenamentos graves. Até mesmo meia taça de licor pode matar uma criança de 2 anos. Lembre-se que algumas bebidas contêm mais de 15% a 25% de álcool.
- Quando receitarem a você ou a seu filho um medicamento novo lembre-se de colocar a tampa de segurança e dê a dose correta.
- Não deixe medicamentos sobre a mesa se tiver que atender à porta ou ao telefone.
- Não deixe medicamentos nos bolsos porque as crianças freqüentemente procuram balas ou doces neles. Quando tiver convidados, deixe as bolsas longe do alcance de crianças.
- Procure saber os nomes de todas as plantas de casa e jogue fora as que possam ocasionar doenças além de vômito ou diarréia. Ensine seu filho a nunca colocar folhas, talos ou sementes na boca.
- Não guarde nenhuma substância química em garrafas de refrigerantes.
- Mantenha o xarope de ipeca no armário de primeiros socorros. (Olhe periodicamente a data de validade). Tenha sempre a mão o número do centro de controle de venenos mais próximo.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems