Artigos de saúde

Dor de Dentes

Definição

Quando seu filho se queixar de dor de dente pode tratar-se apenas de um dente temporariamente sensível, mas no geral, significa que há cáries. Uma das complicações de um dente cariado é um abcesso na gengiva logo abaixo da linha dos dentes. A infecção no dente pode também se estender para o rosto produzindo inchação na bochecha ou para o gânglio linfático abaixo do queixo.

Cuidados domésticos

1. Medicamento para aliviar a dor

No momento, trate a dor de dentes com acetaminofeno ou ibuprofeno. Se a dor persistir por mais de 24 horas ou ficar intensa, procure um dentista. Gelo colocado sobre o queixo durante 20 minutos também pode ser útil.

2. Óleo de cravo para dor de dente grave

Se você não puder ir ao dentista durante vários dias e houver uma cavidade aberta visível, retire toda a comida da cavidade com um palito de dentes ou seringa com água. Coloque umas gotas de essência de cravo (eugenol a 80%). Se a cavidade for grande, tampe-a com um pedaço de algodão molhado na essência de cravo e evite que a essência encoste na língua porque arde. Você também pode selar a cavidade com cera de vela derretida. Apenas esfregue com a ponta do dedo.

3. Prevenção da dor de dentes

Lembre seu filho de escovar os dentes após as refeições, especialmente os molares. Use uma pasta de dentes com flúor depois dos 3 anos de idade porque as crianças menores tendem a comê-la. Se a água da sua cidade não for tratada com flúor, peça uma receita na sua próxima consulta.

Procure imediatamente um dentista se:

- A dor for muito intensa.
- Houver febre de mais de 37,8ºC.
- O rosto estiver inchado.
- Seu filho parecer estar muito doente.
- A dor permanecer por mais de 24 horas.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems