Artigos de saúde

Planejamento Familiar Natural

O que é um planejamento familiar natural?

Planejamento familiar natural é o termo usado para nomear os métodos naturais de controle da natalidade que não envolvem nenhuma droga ou artifícios. Para prevenir a gravidez, estes métodos exigem que não se tenha relações sexuais durante os dias férteis do ciclo menstrual e dependem de uma correta informação sobre o ciclo menstrual da mulher e do cálculo dos dias seguros e não seguros para a relação sexual. O planejamento familiar natural exige um forte compromisso, cooperação e motivação de ambos os parceiros.

Quais são os métodos do planejamento familiar natural?

O método da tabela, uma forma de calcular matematicamente os dias férteis baseado no maior e menor ciclo menstrual, não é muito recomendado como método contraceptivo porque é altamente falho.

O método mais confiável de planejamento familiar natural é o método sintotérmico (também chamado de método mucotérmico). Ele é a combinação de dois métodos: o da temperatura e o da observação do muco cervical. Se quiser fazer uso deste método contraceptivo, deve observar a aparência do muco cervical e registrar sua temperatura matinal diariamente. Você usará estas informações para determinar os dias que está fértil. Não deve ter relações sexuais durante os dias férteis se não quiser engravidar. Ao utilizar este método, você constatará que não deve ter relações sexuais cerca de 8 a 11 dias ao mês.

Quando uma mulher está fértil?

Um ciclo menstrual dura aproximadamente 28 dias. Normalmente, durante cada ciclo menstrual um óvulo é liberado por um dos dois ovários, o que é chamado de ovulação. O óvulo viaja através da trompa de falópio até o útero. Se o óvulo não for fecundado após ter deixado o ovário, ele é absorvido pelo organismo ou expelido durante a menstruação. O óvulo pode ser fecundado pelo espermatozóide a partir do momento que deixa o ovário até que tenha saído da trompa de falópio. É durante este período que a mulher estará fértil e deverá evitar relações sexuais se não quiser engravidar. O método sintotérmico de controle de natalidade é baseado em se calcular quando estes dias férteis irão ocorrer.

Como acompanhar a temperatura?

A temperatura basal do corpo deverá ser verificada toda manhã antes de qualquer atividade física, incluindo fumar, beber ou comer. É melhor que isto seja feito enquanto ainda estiver na cama. Será necessário o uso de um termômetro especial de temperatura basal, que detectará pequenas alterações de temperatura. Este termômetro pode ser comprado em uma farmácia. A temperatura do seu corpo aumentará cerca de 0.25 a 0.5ºC logo após a ovulação e permanecerá elevada até que seu próximo período menstrual comece. Anote esta temperatura todos os dias em um calendário.

Como o muco cervical se altera?

Você deverá também checar a aparência e a consistência do muco do colo do útero.Quando o muco se apresenta menos denso, elástico, claro e aquoso (como clara de ovo), a ovulação acontecerá dentre quatro dias (estes dias são chamados dias úmidos). Evite relações sexuais a partir do momento que o muco se apresentar mais aquoso até quatro dias depois que se torne mais seco, espesso e consistente, e em menor quantidade.

Como o método sintotérmico é usado?

A observação da temperatura e muco cervical permitirá saber com precisão o período da ovulação. Uma vez que você aprenda como sua temperatura e seu muco se alteram durante cada ciclo menstrual, você poderá estimar quando estará fértil a cada mês. Como regra geral , poderá manter relações sexuais do primeiro dia do seu ciclo menstrual (o dia em que o sangramento começa) até perceber o primeiro muco "molhado". Evite relações sexuais novamente até que observe 4 dias de muco espesso, consistente ou que perceba que já se completaram três dias que sua temperatura está elevada .

É importante evitar relações sexuais tão logo observe a presença de muco aquoso porque a média de vida de um espermatozóide é de 3 dias, o que significa que pode continuar ativo no interior do corpo por três dias e ocorrer gravidez ao ovular.

Quando usar este método de controle da natalidade, é importante lembrar-se que doenças e qualquer tipo de drogas, incluindo bebida alcoólica, podem elevar a temperatura do seu corpo. Tome cuidado também para não confundir muco aquoso com sêmen.

Para aumentar a eficiência deste método, evite ter relações sexuais ou usar outro tipo de método contraceptivo durante a primeira metade do seu ciclo menstrual até que sua temperatura basal tenha sofrido elevação e permanecido assim por 3 dias.

A duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher e pode variar de mês para mês. Você deve observar cuidadosamente o muco cervical e registrar a temperatura do corpo por três a seis meses antes de utilizar o planejamento familiar natural como único método anticoncepcional. Se quiser ter relações sexuais durante este período de 3 a 6 meses, use preservativos ou diafragma; estes métodos de controle da natalidade não afetarão as suas medidas. Se você tiver ciclos irregulares, você não deve usar métodos naturais para prevenir de gravidez.

Quais são os benefícios?

As vantagens do planejamento familiar natural são:

- habilidade no controle de quando terá filhos sem o uso de remédios ou artifícios
- prazer sexual sem interrupção ou desconforto de métodos que barrem a concepção
- evitar os riscos à saúde associados aos métodos como as pílulas anticoncepcionais e o DIU
- baixo custo.

Quais são as desvantagens?

O planejamento familiar natural tem várias desvantagens, inclusive:

- 20% a 30% de ineficiência (2 a 3 mulheres ficam grávidas durante um ano de uso)
- não ter relações sexuais durante os 3 a 6 primeiros meses de observação do ciclo menstrual
- não ter relações sexuais por quase duas semanas todo mês
- incoveniência para as mulheres que não têm ciclos regulares
- dificudade para evitar os períodos férteis
- não proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive AIDS.

Original de: Phyllis G. Coopes, R.N., M.N.,e "Clinical Reference Systems"