Notícias de saúde

Guia da Universidade Johns Hopkins ganha versão em português

Belo Horizonte, 17 de Agosto de 2001 (Bibliomed). A Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, acaba de lançar em português o Guia REALCE de planejamento familiar. Desde que foi publicado pela primeira vez, em 1987, o guia já teve cerca de meio milhão de cópias distribuídas em inglês, espanhol, francês e outros idiomas. O REALCE é baseado em seis passos, que resumem a sigla: receber os clientes (R), encorajar as perguntas (E), atualizar as informações (A), levar os clientes à melhor escolha (L), comentar e explicar (C) e estabelecer uma visita de retorno à clínica (E).

A publicação tem 32 páginas destacáveis que facilitam sua utilização durante o processo de aconselhamento feito pelos profissionais às famílias. O Guia é gratuito nos países em desenvolvimento e já está disponível para as clínicas de planejamento familiar, organizações com serviços que tratam do assunto e interessados que trabalham na área de atenção à saúde. O envio é feito de Maryland/EUA, por correio marítimo ou terrestre, com tempo estimado de entrega de seis a oito semanas.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela universidade norte-americana apontou resultados positivos no uso do Guia para o planejamento familiar. O enfoque nos seis passos estimulou um número maior de pessoas a adotar o planejamento familiar, a utilizar os programas por mais tempo e a ficar mais satisfeitos com os resultados do planejamento.

Douglas Storey, do Centro para Programas de Comunicação da Universidade Johns Hopkins, afirma que os estudos revelaram que quanto mais elementos do guia são usados, maiores são as chances de que os clientes continuem usando os métodos de planejamento familiar. Na pesquisa, foram ouvidas cerca de mil pessoas que visitaram as clínicas de aconselhamento durante seis meses.

O REALCE contém informações sobre todos os métodos de contracepção disponíveis, como a pílula, a vasectomia, os anticoncepcionais injetáveis de longa duração, implantes Norplant, dispositivo intra-uterino, métodos naturais e vaginais. O material também traz informações sobre Aids, exercícios de capacitação e temas para discussão.

O Dr. Alejandro Gutierrez-Pons, coordenador na América Latina do Programa de Informação sobre População (PIP) da Universidade Johns Hopkins, acredita que o uso do Guia, no Brasil, vai trazer resultados promissores. "Este é um método comprovado para melhorar a qualidade dos serviços de planejamento familiar. O Guia tem sido adotado em diversos países", lembra Dr. Alejandro.

O REALCE não é o único investimento da Johns Hopkins no Brasil. Algumas edições do jornal internacional Population Reports, publicado quadrimestralmente pelo Programa de Informação sobre a População do Centro para Programas de Comunicação da Universidade, também estão sendo traduzidas para o português. A publicação aborda temas relacionados ao planejamento familiar e deve estar disponível em duas semanas. Outras informações podem ser obtidas com Stephen Goldstein, no Centro para Programas de Comunicação, no endereço PopRepts@jhuccp.org ou no site www.jhuccp.org/pr/popordpr.stm

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários