Artigos de saúde
Dr. João Roberto D. Azevedo
Os cientistas determinaram que a Terceira Idade se inicia aos 65 anos de idade. Mas sem duvida nenhuma este é um critério absolutamente sem qualquer fundamento científico, pois as pessoas são muito diferentes umas das outras, possuindo diferenças físicas e psicológicas que invalidam um critério cronológico de definição.
Não é raro encontrar uma pessoa com 40 anos que se acha velha ao ser preterida no local de trabalho por pessoa mais jovem, ou um rapaz de 20 anos já com os cabelos embranquecidos...
Muitas vezes um estado de grande preocupação ou estafa pode produzir uma queda em nossa agilidade mental com perda de memória levando a uma sensação de envelhecimento.
Cada um de nós adultos carrega dentro de si por toda a vida características da infância ou Primeira Idade. Na Terceira Idade persistem características particulares da Primeira e Segunda Idades, somadas ao processo natural de envelhecimento.
A passagem da infância para a idade adulta é considerada um processo de amadurecimento. Este processo pode ocorrer de diversas maneiras. É a criança que de repente por razões familiares necessita trabalhar e interrompe um processo de desenvolvimento mental natural para encarar as realidades da vida adulta.
Por outro lado há pessoas que mesmo idosas ainda mantém vivo o espírito jovem e mesmo o comportamento infantil.
Ao chegarmos à Terceira Idade carregamos todas as características mais importantes deste processo de amadurecimento que evidentemente varia para cada um de nós. Pessoas tristes, cépticas, evidentemente tem tendência a encarar a Terceira Idade como um período da vida cheio de problemas e sofrem mais. Outras são mais alegres e encaram os problemas da vida de maneira mais amena.
O que leva a estes diferentes comportamentos ? São as influencias que recebemos das pessoas e das características do meio em que vivemos, mas são também nossas características pessoais com as quais nascemos e vamos desenvolver durante toda a vida. A soma disto tudo sem dúvida vai levar ao modo como encaramos a Terceira Idade.
Copyright © 2000 eHealth Latin America
Veja também