Artigos de saúde

Creme de ervas pode ajudar na ejaculação precoce

NEW YORK - Homens que sofrem de ejaculação precoce podem se beneficiar de um remédio asiático feito de plantas chamado creme SS, sugere um novo estudo. O ungüento retarda significativamente a ejaculação em cerca 80% do tempo em homens que o usam, de acordo com um artigo na edição de fevereiro da revista Urology.

A pomada contém extrato de nove ervas, incluindo Ginseng Redix Alba, Angelicae Gigantic Radix e Cistanchis Herb. Os ingredientes ativos, que incluem bufosteróides e eugenol, são capazes de dessensibilizar os nervos e retardar as sensações, de acordo com o líder dos autores do estudo Dr. Hyung Ki Choi, da Escola de Medicina da Universidade Yonsei em Seoul, e colaboradores.

Este agente, baseado em dados preliminares, parece promissor, disse o Dr. Natan Bar-Chama, o diretor de medicina reprodutiva masculina e cirurgia no Hospital Monte Sinai em New York, em entrevista à Reuters Health.

"O número de pacientes que sofrem deste distúrbio é extremamente alto, esta é uma condição muito prevalente. Infelizmente, estão disponíveis muito poucos tratamentos eficientes", disse Bar-Chama, que não está envolvido na nova pesquisa.

O estudo incluiu 106 homens com idades entre 20 e 50 anos que conseguiam manter a ereção por uma média de 1 minuto e meio antes da ejaculação. Somente 11% dos homens e suas parceiras relatavam satisfação durante o sexo.

Os homens receberam seis embalagens de ungüento, cinco que continham o creme SS, e uma que continha um placebo inativo. A pomada foi aplicada no pênis uma hora antes da relação sexual.

Quando os homens usaram a pomada SS, o tempo do início do intercurso até a ejaculação foi de cerca de 11 minutos. Com a pomada de placebo, o intercurso durou cerca de 2 minutos e meio. Em geral, a pomada SS aumentou a duração do intercurso em 80% do tempo, comparada com 15% do tempo com o placebo.

Oitenta e dois por cento dos casais disseram que obtiveram maior satisfação sexual após o uso da pomada SS, comparadas com 20% que relataram o mesmo após o uso do placebo.

Contudo, alguns indivíduos experimentaram efeitos colaterais. Quase 19% do tempo a pomada SS causou dor leve e queimação. Para alguns dos pacientes, a pomada SS pode ter sido eficiente demais; quatro homens que usaram o ungüento não conseguiram atingir o orgasmo após 45 minutos de relação. Ao contrário, três dos homens que usaram o ungüento não conseguiram atingir ereções após o uso da pomada.

Os efeitos colaterais foram leves e localizados, concluem os pesquisadores, que desenvolveram o produto e "têm interesses financeiros e outras relações com a pomada SS", de acordo com o artigo.

"Com estes resultados, nós acreditamos que a pomada SS é simples, segura e eficiente no tratamento da ejaculação precoce", eles escrevem.

O estudo foi bem projetado e os resultados sugerem que estudos adicionais são justificados, de acordo com Bar-Chama.

"Eu acho que o projeto do estudo assim como o número de pacientes envolvidos sustentam suas conclusões e isto parece promissor", ele disse. "Testes adicionais são justificados assim como a confirmação por outros centros – todos os estudos têm sido baseados na experiência de um único centro de pesquisas".

Também não está claro exatamente como a pomada retarda a ejaculação, de acordo com Bar-Cahama. "Estes são compostos naturais e eu gostaria muito de saber qual a origem deles", ele disse. Já que a pomada não está disponível atualmente nos EUA, ela deve ser objeto de estudos adicionais, ele disse.

"No meu entendimento, isto é algo que temos e estamos testando, e não é um agente atualmente disponível", ele disse. Mas se ele se tornar disponível, "baseado nestes dados", disse Bar-Chama que ele recomendaria que os pacientes tentassem usá-lo.

FONTE: Urology 2000;55:257-261.
Publicado em Bibliomed Saúde em 02/03/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.