Artigos de saúde
NEW YORK – Notando um "aumento dramático" no número de acidentes fatais e não fatais ligados ao ‘personal watercraft’- os veículos aquáticos semelhantes a trenós de neve conhecidos como ‘jet-skis’ – especialistas da Academia Americana de Pediatria (AAP) estão pedindo a proibição do uso deste equipamento por menores de 16 anos de idade.
"Sete por cento das lesões (por jet-ski) ocorrem em crianças de 14 anos ou menos" relatam especialistas da AAP, enquanto "38% destas lesões ocorrem em pessoas entre 15 e 24 anos de idade". Eles publicaram suas novas normas de segurança para uso de jet-ski na edição de fevereiro da revista Pediatrics.
Em uma nova política de regulamentação, membros do Comitê sobre Prevenção de Acidentes e Envenenamentos da AAP apontam que as vendas de jet-ski nos EUA subiram de 29.000 em 1987 para mais de 200.000 em 1995. Eles estimam que mais de um milhão destes veículos estão agora em uso nos EUA.
Infelizmente, a AAP também relata "um aumento de quatro vezes" nas consultas relacionadas ao jet-ski aos serviços de emergência dos EUA, com as taxas de lesões subindo de menos de 3.000 em 1990 para mais de 12.000 em 1995.
"A maior parte das lesões parece ocorrer quando ocorrem colisões do veículo," explicam os especialistas, "ou com outros veículos...ou com objetos fixos como docas ou troncos de árvores." Mais de 57% das lesões relatadas envolvem cortes profundos, e quase 26% destas envolvem fraturas. Lesões na cabeça correspondem a aproximadamente um terço (29%) de todas as lesões por jet-ski.
Os analistas da AAP acreditam que os jet-skis podem ser especialmente perigosos para pilotos de inexperientes ou de primeira viagem, muitos dos quais alugam veículos como parte das férias em um lago ou no litoral. Eles apontam que "ao contrário do que acontece em qualquer outro veículo a motor, uma obstrução não é evitada por frenagem ou conversão... (uma vez que) não existe possibilidade de frear. A frenagem é conseguida somente pelo corte do combustível e parada do motor; quando o motor está parado, não é possível nenhuma manobra." Isto significa que, em situação de emergência, muitos pilotos inexperientes de jet-ski reagem como se estivessem dirigindo um carro ou um trenó, com resultados às vezes fatais. De acordo com os analistas, quando se tenta evitar uma colisão, os pilotos de jet-ski devem se manter em alta velocidade ou aumentá-la enquanto tentam evitar o objeto que vem em sua direção.
Por causa do envolvimento crescente de adolescentes em alta proporção de acidentes, a AAP agora recomenda que o uso de jet-ski seja proibido entre pessoas menores de 16 anos. Eis outras recomendações:
A análise da AAP também acredita que alguns equipamentos de segurança – incluindo capacetes, trajes aquáticos, luvas, botas e óculos de proteção – podem ser apropriados para os usuários de jet-ski. Contudo, os analistas dizem que mais estudos são necessários para determinar quais tipos de equipamentos são mais eficientes na proteção contra lesões em pilotos de jet-ski.
FONTE: Pediatrics 2000;105:452-453.
Publicado em Bibliomed Saúde em 16/02/2000
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também