Artigos de saúde
NEW YORK – A dieta tradicional do Mediterrâneo, que inclui uma grande quantidade de frutas, vegetais e óleo de oliva, mas que evita muitos tipos de carnes e produtos lácteos, é conhecida como capaz de baixar os níveis do mau colesterol, mas os pesquisadores espanhóis agora relatam que a incorporação de nozes na dieta pode baixar ainda mais o colesterol.
As nozes, que são ricas em gorduras poliinsaturadas, têm sido demonstradas como capazes de reduzir os níveis do mau colesterol LDL, mas pesquisas anteriores foram conduzidas em homens jovens saudáveis que não tinham problema de colesterol alto.
No estudo atual, o Dr. Daniel Zambon, do Hospital Provinciano em Barcelona, comparou os efeitos de duas dietas sobre a queda do colesterol, uma dieta mediterrânea normal e uma versão modificada desta na qual as nozes substituíram parcialmente o óleo de oliva e outras comidas gordurosas. A dieta incluiu oito a 11 nozes por dia, que compunham cerca de 18% das calorias totais e 35% das calorias provenientes das gorduras. Quarenta e nove homens e mulheres com altos níveis de colesterol LDL completaram o estudo, seguindo cada dieta por seis semanas.
Ambas as dietas ajudaram a baixar o colesterol LDL, mas a dieta com nozes foi mais eficiente do que a dieta mediterrânea tradicional, de acordo com o artigo na edição de 4 de abril da revista Annals of Internal Medicine. O colesterol LDL médio caiu em 11.2% durante a dieta com nozes e 5.6% durante a dieta controle. Os pesquisadores também relatam que a dieta com nozes ajudou a reduzir a lipoproteína (a), outra substância no sangue que vem sendo relacionada à doença cardíaca. Os níveis caíram em 9.1% durante a dieta com nozes mas somente 3.4% na dieta mediterrânea. Esta queda foi estatisticamente significativa somente em homens, contudo.
"Nossa pesquisa acrescenta mais peso às evidências acumuladas de que a ingestão regular de nozes tem um efeito na redução do colesterol," escrevem os autores.
Se substituir algumas das gorduras da dieta mediterrânea por nozes, sendo que a dieta mediterrânea contém menos gorduras animais saturadas do que a dieta ocidental típica, baixa o colesterol LDL, substituir algumas gorduras na dieta ocidental com nozes poderia alcançar benefícios bem maiores, concluem os pesquisadores.
Parte dos recursos para o estudo foi patrocinada pela Comissão de Nozes da Califórnia.
FONTE: Annals of Internal Medicine 2000;132:538-546.
Publicado em Bibliomed Saúde em 11/04/2000
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também