Notícias de saúde

Trabalho pode influenciar no desenvolvimento do câncer de mama

26 de novembro de 2012 (Bibliomed). Pesquisa realizada em conjunto pelos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Escócia mostrou que existe uma ligação entre o tipo de emprego e as chances de desenvolvimento do câncer de mama. De acordo com o estudo, mulheres que lidam com produtos químicos sofrem com maiores chances de desenvolver a doença.

O estudo envolveu 1.005 mulheres com câncer de mama e 1.147 sem a doença e descobriu que aquelas que trabalhavam em empregos classificados como de risco, altamente expostas a produtos químicos, por dez anos tinham 42% maior probabilidade de desenvolver de câncer de mama.

De acordo com os pesquisadores, aquelas mulheres que trabalhavam com agricultura tiveram aumento de 36% no risco de desenvolver câncer, devido, principalmente, aos agrotóxicos utilizados nas lavouras.

Publicado na revista Environmental Health, o estudo mostrou, ainda, que mulheres que trabalham em fábricas de alimentos, especificamente no setor de conservação, apresentam o dobro de chances de câncer de mama do que as demais, e na fase da pré-menopausa, o risco era cinco vezes maior.

Mulheres que trabalhavam em metalúrgicas tiveram um aumento estatisticamente significativo de 73% no risco de câncer de mama.  Já aquelas que trabalhavam em bares, cassinos e campos de corrida tiveram o dobro do risco de câncer de mama, provavelmente ocasionado pelo fumo passivo.

Fonte: UPI, 22 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários