Publicidade

Notícias de saúde

Cafeína favorece visão mais positiva do mundo

13 de novembro de 2012 (Bibliomed). A cafeína pode trazer um benefício inesperado. De acordo com a literatura médica, ela pode fazer com que as pessoas vejam o mundo de forma mais positiva.

Pesquisas mostram que pessoas que estejam sob o efeito de cafeína têm desempenhos melhores na identificação de palavras positivas – como feliz – do que na identificação de palavras negativas – como raiva.

De acordo com os pesquisadores (da Universidade Ruhr, na Alemanha), esse efeito é curioso, já que as pessoas se lembram com a mesma eficácia de coisas boas e ruins de eventos.

Os resultados encontrados levaram os pesquisadores a acreditarem que apesar de a cafeína melhorar algumas funções mentais, isso pode funcionar apenas para certos tipos de estímulos, como para palavras positivas.

Estudos anteriores mostram que a cafeína provavelmente estimula o sistema nervoso central, aumentando a atividade da dopamina, que está ligada à recompensas, criatividade, impulsividade e vício. Como a cafeína pareceu favorecer a positividade, a explicação pode estar na relação da substância com a dopamina.

Mais estudos são necessários para comprovar essa ligação e observar o efeito que a cafeína tem na percepção de estímulos positivos.

A pesquisa foi publicada no periódico PLoS ONE.

 

Fonte: Live Science, 9 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: