Notícias de saúde

Comer chocolate diminui risco de derrames em homens

31 de agosto de 2012 (Bibliomed). A ingestão de chocolate pode reduzir o risco de homens sofrerem derrames.

Pesquisadores suecos analisaram cerca de 37.000 homens e perguntaram quanto chocolate eles comiam regularmente. Aqueles que tinham uma taxa semanal de consumo mais alta (um terço de xícara) tinham chances 17% menores de terem derrames do que homens que não comiam chocolate regularmente.

A literatura médica mostra que chocolates melhoram a saúde cardiovascular quando consumidos em moderação. Pesquisadores acreditam que essa propriedade benéfica é provocada pela presença de compostos chamados flavonóides no doce.

“Flavonóides parecer ser protetores contra doenças cardiovasculares através de propriedades antioxidantes, anticoagulantes e antiinflamatórias”, explica a pesquisadora Susanna Larsson, do Institudo Karolinska. “Também é possível que flavonóides no chocolate diminuam a concentração de colesterol ruim no sangue e reduzam a pressão sanguínea”, completa.

Os pesquisadores alertam que a maioria dos estudos mostra que o tipo de chocolate mais beneficial é o chocolate amargo, e que os homens analisados tinham maiores chances de estarem comendo chocolate ao leite. A diferença existe porque chocolate ao leite possui menos pó de cacau que o chocolate amargo.

“Cerca de 90% do consumo de chocolate na Suécia, incluindo o que foi consumido durante o nosso estudo, é chocolate ao leite”, esclarece Larsson.

A pesquisa foi publicada no periódico Neurology.

Fonte: Live Science, 29 de agosto de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários