Notícias de saúde

Fumaça de motores a diesel pode provocar câncer

18 de junho de 2012 (Bibliomed). Segundo a Organização Mundial da Saúde, a fumaça que sai do escapamento de motores a diesel é um agente causador de câncer. Estudos realizados por entidades ligadas à instituição concluíram que a fumaça do espaçamento é responsável por casos de tumores de pulmão e podem atingir, também, a bexiga.

A OMS baseou suas descobertas em pesquisas com trabalhadores de alto risco, como mineiros, funcionários ferroviários e caminhoneiros. Contudo, os cientistas afirmam que todos, independente da profissão, devem tentar reduzir a exposição à fumaça de diesel.

A Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), instituição vinculada à OMS, já classificava a fumaça como 'provavelmente' cancerígena para humanos há algum tempo. Agora, a IARC mudou a classificação para 'definitivamente' cancerígena.

Pessoas que trabalham em indústrias de risco, ou seja, naquelas cujo nível de exposição a agentes cancerígenos seja alto, podem ter até 40% mais chances de desenvolver câncer de pulmão.

Fonte: Prontuário de Notícias, 13 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários