Notícias de saúde

Estudo traz mais provas de que o chocolate amargo protege o coração

05 de junho de 2012 (Bibliomed). Um novo estudo fornece mais evidências de que o chocolate amargo pode ser uma forma eficiente e barata de proteger o coração contra doenças em pacientes de alto risco.

“As descobertas deste estudo sugerem que os efeitos de controle da pressão e dos lipídios do chocolate amargo podem representar uma estratégia eficaz e economicamente eficiente de prevenir doenças cardiovasculares em pessoas com síndrome metabólica (e diabetes)”, explicam os pesquisadores da Monash University, na Austrália.

No estudo, a equipe escreve que “o chocolate traz benefícios por ser uma opção de tratamento amplamente agradável. A evidência colhida até hoje sugere que o chocolate precisaria ser amargo e com pelo menos 60% ou 70% de cacau ou formulado para ser enriquecido com polifenóis” para que pudesse ser usado de forma terápica.

O chocolate amargo é derivado do cacau e rico em flavonóides (um tipo de polifenol) que têm propriedades que protegem o corpo contra a hipertensão, a inflamação, trombose e efeitos metabólicos, elementos que dariam a esse alimento sua capacidade cardioprotetora.

O estudo foi publicado no periódico British Medical Journal.

Fonte: Medscape, 1 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários