Notícias de saúde

Café pode reduzir risco de morte

21 de maio de 2012 (Bibliomed). Estudo publicado no New England Jounal of Medicine mostrou que o consumo de café pode diminuir o risco de morte.

Realizado nos Estados Unidos, o estudo envolveu 400.000 pessoas com idades entre 50 e 71 anos e constatou que a bebida ajuda a diminuir os riscos de morte por doença cardíaca, doença respiratória, acidente vascular cerebral, lesões, acidentes, diabetes e infecções. Essa associação não pode ser observada para o risco de morte por câncer. 

Os participantes do estudo foram acompanhados desde 1995/1996 até quando morreram ou 31 de dezembro de 2008, o que viesse primeiro. As análises mostraram que o risco de morte diminuía à medida que a quantidade de café aumentava. As pessoas que consumiam três ou mais xícaras de café por dia tinham cerca de 10% menos chances de morrer.

O consumo de café não foi associado com a mortalidade por câncer entre as mulheres, mas houve uma associação ligeira e apenas marginalmente estatisticamente significativa do consumo de café mais pesado com risco aumentado de morte por câncer entre os homens, disseram os pesquisadores.

"Embora não possamos inferir uma relação causal entre o consumo de café e menor risco de morte, acreditamos que esses resultados fornecem alguma garantia de que o consumo de café não prejudica a saúde", dizem os pesquisadores.

Fonte: UPI, 17 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários