Notícias de saúde

Obesos são mais expostos a radiação em exames

11 de abril de 2012 (Bibliomed). Obesos podem sofrer maiores exposições a radiação ao realizarem exames de raio x e tomografias.

Pesquisadores americanos realizaram um estudo em que modelos de computação mostraram que os órgãos de pessoas obesas recebem níveis de radiação 62% maiores durante exames do que pessoas com peso normal.

A diferença existe porque os radiologistas precisam modificar as configurações das máquinas quando os procedimentos são destinados a obesos. Se eles usam os níveis normais, a imagem resultante estará embaçada, devido ao excesso de gordura presente no corpo do paciente. Dessa forma, se a exposição não for maior, o tecido adiposo não permite que os órgãos sejam vistos.

Já se sabe que altas doses de radiação podem causar câncer, mas os riscos que procedimentos como o raio x e a tomografia oferecem ainda são incertos, e os benefícios podem ser compensadores. Mas é prudente evitar exames desnecessários.

Até mesmo em obesos, as chances de que o exame possa causar uma doença não são suficientes para que médicos mudem a forma de lidar com esses pacientes.

A pesquisa foi publicada no periódico Physics in Medicine & Biology.

Fonte: Live Science, 6 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários