Publicidade

Notícias de saúde

Metade da população brasileira é sedentária

02 de abril de 2012 (Bibliomed). A obesidade é um problema crescente no Brasil. De acordo com o IBGE, 50,1% dos homens e 48% das mulheres brasileiras estão acima do peso no Brasil, sendo que 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres do país são obesos.

Essas taxas poderiam ser diminuídas de formas simples, com mudanças de hábitos alimentares e a prática de atividade física. Mas de acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 49% da nossa população não faz exercícios físicos.

O excesso de peso e o sedentarismo podem ser responsáveis por diversas doenças, incluindo a diabetes, hipertensão e colesterol alto. O tabagismo eleva ainda mais a taxa de risco de doenças de uma pessoa. O cardiologista Carlos Alberto Machado afirma que para manter a saúde do corpo, “além de uma dieta equilibrada com frutas, verduras e legumes, é preciso largar o cigarro e praticar exercícios físicos com regularidade. É caminhar 15 quilômetros, subir 20 lances de escada e gastar em média 1.500 kcal ao todo e ao longo de uma semana. Assim é possivel reduzir em 66% o risco de morte por doenças cardiovasculares”. Para que uma pessoa possa ser considerada ativa, ela deve praticar exercícios cinco vezes por semana.

O que surpreende especialista, é que os brasileiros estão cientes dos danos que o sedentarismo causa ao organismo. De acordo com os dados da SBC, 86% da população acredita que a falta de atividades esportivas favorece o surgimento de doenças cardiovasculares.

A prevenção é a melhor forma de lidar com qualquer problema de saúde. Antes de iniciar uma prática de esportes ou dieta, é importante consultar um profissional.

Fonte: Doc Press, 27 de março de 2012

 

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: