Notícias de saúde

Exame para detecção de anemia falciforme é incluído no pré-natal

13 de março de 2012 (Bibliomed). No ultimo dia 8 de março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do exame para a detecção da anemia falciforme na lista dos procedimentos realizados no pré-natal na rede pública de saúde.

Chamado eletroforese de hemoglobina, a inclusão do exame no Sistema Único de Saúde (SUS) vai gerar um impacto anual de R$12 milhões aos cofres públicos. O investimento será feito através do programa Rede Cegonha.

A anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, que ficam com o formato de uma foice. Essa forma faz com que os glóbulos tornem-se mais suscetíveis a romper, o que causa anemia. A doença é mais comum em pessoas negras, mas pode também ser observada em pessoas pardas e brancas, devido à miscigenação.

O governo anunciou, também, mudanças na classificação de gestação de risco. Antes eram considerados apenas fatores fisiológicos e condições clinicas apresentados pela gestante durante a gravidez. Agora, foi incorporado o conceito de risco social, o que inclui mulheres dependentes químicas, adolescentes e gestantes extremamente pobres.

Fonte: SisSaúde, 9 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários