Notícias de saúde

Circuncisão pode reduzir risco de câncer de próstata

13 de março de 2012 (Bibliomed). Homens que são circuncisados podem correr menos riscos de desenvolverem câncer de próstata. Pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) entrevistaram 1.754 homens que sofriam desse tipo de câncer e 1.645 homens semelhantes, mas que não tinham a condição.

De acordo com as análises do estudo, homens que haviam sido circuncisados antes de terem iniciado sua vida sexual tinham chances 15% menores de desenvolverem câncer de próstata.

Apesar de a pesquisa não mostrar uma ligação de causa e efeito, os dados sugerem que é possível que exista um mecanismo biologicamente plausível através do qual a circuncisão pode diminuir os riscos dessa doença.

Como o estudo não acompanhou os participantes durante um longo período de tempo e apenas avaliou os pacientes de câncer em um determinado momento, os resultados precisam ser replicados em outros grupos de pessoas para serem confirmados.

A circuncisão oferece benefícios, como a diminuição de riscos de infecções. Porém, como complicações podem ocorrer durante o procedimento, este não é recomendado como algo rotineiro. “No final das contas, nós achamos que existem riscos e benefícios, e os pais devem decidir o que é do melhor interesse da criança”, explica o Dr. Andrew Freeman, da Academia Americana de Pediatria.

O estudo foi publicado no periódico Cancer.

Fonte: Live Science, 12 de março de 2011

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários