Notícias de saúde

Reposição hormonal feita exclusivamente com estrogênio pode prevenir o câncer de mama

09 de março de 2012 (Bibliomed). Terapias de reposição de hormônios que usam apenas o estrogênio podem ajudar mulheres a se protegerem contra o câncer de mama.

Um novo estudo foi desenvolvido sobre o tema no Fred Hutchinson Cancer Research, nos Estados Unidos. Pesquisadores acompanharam mulheres que estavam fazendo terapia com apenas o estrogênio. As que fizeram isso durante seis anos tinham probabilidades 23% menores de desenvolverem esse tipo de câncer nos cinco anos que se seguiram ao tratamento, quando comparadas a mulheres que nunca haviam feito esse tratamento. As mulheres que passaram por essa terapia também tinham chances menores de morrerem devido à doença.

Como a reposição hormonal feita apenas com o estrogênio aumenta os riscos de câncer uterino, ela  é geralmente prescrita a mulheres que já tenham feito histerectomia. Assim, os resultados do estudo se aplicam principalmente a esse grupo de pessoas.

Os resultados encontrados pelos pesquisadores dão maior segurança quanto à prevenção do câncer de mama para mulheres que fizeram a cirurgia e que seguiram o tratamento com estrogênio por cerca de cinco anos. Porém, os pesquisadores não recomendam que o tratamento seja um método de redução de riscos desse tipo de câncer em geral. O estudo indica que os riscos não foram reduzidos em mulheres com histórico da doença e que a terapia também oferece riscos de derrame e coágulos sanguíneos.

A pesquisa foi publicada online no periódico Lancet Oncology.

Fonte: My Health News Daily, 6 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários