Notícias de saúde

Mulheres se sentem mais atraídas por homens com tons dourados de pele

14 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Pesquisadores descobriram mais um fator que explica as preferências instintivas das mulheres na hora de escolher um parceiro: o tom da pele.

Existem pesquisas que mostram que durante o período de ovulação, mulheres tendem a escolherem parceiros que tenham traços faciais mais másculos, por esse ser um indicativo instintivo de boa saúde. Mas outro indicativo instintivo também pode interessar as mulheres. De acordo com a pesquisa, tons dourados de pele também indicam boa saúde e deixam as mulheres mais interessadas.

Para saber qual desses fatores era mais importante, pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Malásia, fotografaram 41 homens negros e 34 brancos, medindo tons de pele e analisando a masculinidade dos traços através de um programa de computador. Essas imagens foram mostradas a 30 mulheres negras e 32 brancas, e as participantes deveriam dizer os quão atraentes esses homens eram para elas.

Os resultados mostraram que a masculinidade facial foi tão importante quanto o tom de pele em ambos os grupos étnicos, mas não houve associação entre a masculinidade dos traços e as taxas de atratividade. No entanto, o tom de pele foi importante para mulheres avaliando rostos de homens de seu próprio grupo étnico, não importando muito quando os homens eram do outro grupo.

A coloração dourada na pele vem de pigmentos carotenóides de frutas e vegetais consumidos, e esses pigmentos estão associados a melhor saúde e fertilidade.

“O nosso estudo mostra que ser saudável pode ser a melhor forma de homens serem atraentes. Nós sabemos que você pode obter uma cor de pele mais saudável ao comer mais frutas e vegetais, então isso seria um bom começo”, afirma o pesquisador Ian Stephen.

A pesquisa foi publicada no periódico Evolution and Human Behavior.

Fonte: Live Science 10 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários