Notícias de saúde

Mudanças cerebrais podem ser causa de dependência de drogas

07 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Pessoas viciadas em drogas e seus irmãos que não sofrem do mesmo problema possuem as anormalidades cerebrais semelhantes, associadas à baixo autocontrole e dependência de drogas.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge analisaram pares de irmãos (em que um deles era viciado em drogas) e pessoas saudáveis sem relacionamentos familiares com participantes do estudo, comparando a estrutura cerebral e a habilidade de controlar impulsos de todos eles.

Os resultados do estudo mostraram que entre os irmãos, a pessoa viciada tinha anormalidades em seu cérebro semelhantes às de seu irmão que não era dependente, sendo que participantes saudáveis sem irmãos viciados não mostravam esses traços. Outro resultado encontrado mostra que os pares de irmãos tinham desempenhos baixos em testes de autocontrole.

Já é conhecido pela ciência que os cérebros de dependentes de drogas são diferentes dos de outras pessoas, mas não se sabe se isso é uma causa ou um efeito do vício. Como o estudo mostra que essas mesmas características são vistas nos cérebros de irmãos de viciados, os cientistas sugerem que as diferenças encontradas nesses cérebros podem ser uma causa da dependência de drogas, e não um efeito do uso de narcóticos.

“Existe uma base biológica do motivo pelo qual as pessoas se viciam. Esse estudo sugere que alguns cérebros predispõem as pessoas a se tornarem viciadas, caso eles decidam usar drogas. Nós precisamos descobrir como esses irmãos não viciados são capazes de resistirem ao uso de drogas”, explica a pesquisadora Karen Ersche.

A pesquisa foi publicada no periódico Science.

Fonte: Live Science 2 de fevereiro de 2012


Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários