Publicidade

Notícias de saúde

Anticoncepcionais hormonais aumentariam o risco de transmissão do HIV-1

26 de janeiro de 2012 (Bibliomed). Os medicamentos contraceptivos hormonais são amplamente utilizados, mas os seus efeitos sobre o risco de infecção pelo HIV-1 não são claros. O HIV-1 é o tipo mais comum e patogênico do Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da AIDS.

Um estudo publicado na revista médica The Lancet Infectious Diseases avaliou a associação entre uso de contraceptivos hormonais e o risco de contrair HIV-1 por mulheres e o risco de transmissão do HIV-1 de mulheres infectadas aos seus parceiros do sexo masculino.

Na pesquisa, foram acompanhados 3.790 casais heterossexuais HIV-1-sorodiscordantes (ou seja, apenas um dos membros do casal tinha o vírus). Após 18 meses de seguimento, entre os 1314 casais em que o parceiro HIV-1 soronegativo era do sexo feminino, as taxas de aquisição do HIV-1 foram de 6,61 por 100 pessoas-ano em mulheres que usaram contraceptivos hormonais, e 3,78 por 100 pessoas-ano para aquelas que não o usaram.

Já entre os 2476 casais em que o parceiro HIV-1 soronegativo era do sexo masculino (acompanhamento médio de 18,7 meses), a taxa de transmissão do HIV-1 da mulher para o homem foi de 2,61 por 100 pessoas-ano em casais em que as mulheres usavam contraceptivo hormonal e 1,51 por 100 pessoas-ano em casais em que as mulheres não usam a contracepção hormonal.

Os dados mostraram que mulheres devem ser aconselhadas sobre o risco potencialmente maior de aquisição e transmissão do HIV-1 com a contracepção hormonal, especialmente com métodos injetáveis, e sobre a importância da dupla proteção com preservativos para diminuir o risco do HIV-1.

Fonte: The Lancet Infectious Diseases, Volume 12, Issue 1, 2012, Pages 19-26.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: