Publicidade

Notícias de saúde

Exposição a medicamentos para psicose pode ser um gatilho para a ocorrência de derrames cerebrais

25 de janeiro de 2012 (Bibliomed). Efeitos dependentes do tempo de uso dos antipsicóticos sobre o risco de derrames cerebrais (acidente vascular cerebral _ AVC) e a potencial modificação do efeito pela idade não foram ainda totalmente investigados. Foi realizado nos Estados Unidos um novo estudo usando dados da Veterans Health Administration para avaliar essas associações. Os resultados foram publicados na revista Stroke.

Foram incluídos veteranos com internações hospitalares por acidente vascular cerebral isquêmico entre 2002 e 2007. Nos resultados encontrados, a probabilidade de acidente vascular cerebral foi de 1,8 vezes maior quando expostos a medicamentos antipsicóticos do que quando não expostos. Estimativas estratificadas pela idade sugerem um efeito maior desencadeado pelos antipsicóticos em pacientes mais velhos.

Conclui-se que a exposição a antipsicóticos pode ser um gatilho para a ocorrência dos derrames cerebrais, sendo que a elevação do risco é aparente após uma exposição breve aos antipsicóticos.

Fonte: Stroke, Volume 43, 2012, Pages 28-31.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: