Notícias de saúde

Cuidado: imagens de alimentos apetitosos aumentam a sua fome!

23 de janeiro de 2012 (Bibliomed).  Pesquisadores do Instituto Max Planck de Psiquiatria, de Munique, Alemanha, provaram cientificamente pela primeira vez algo que os leigos sempre souberam: a simples visão de um alimento delicioso estimula o apetite.

Um estudo realizado em jovens saudáveis documentou que a quantidade do hormônio neurosecretório grelina no sangue aumenta como resultado da estimulação visual através de imagens de alimentos. Sendo um importante regulador, a grelina controla tanto o comportamento alimentar como os processos físicos envolvidos no metabolismo dos alimentos. Estes resultados mostram que, além de mecanismos fisiológicos para manter o status de energia do corpo, fatores ambientais também têm uma influência específica sobre o consumo de alimentos. Assim, a presença generalizada de alimentos apetitosos na mídia pode contribuir para aumento de peso nas populações ocidentais.

Na pesquisa, as concentrações de diferentes hormônios no sangue, tais como grelina, leptina e insulina, quedesempenham um papel na regulação do consumo de alimentos, foram medidos. Os pesquisadores examinaram a reação fisiológica específica dos indivíduos  para imagens que mostravam tanto alimentos deliciosos ou objetos não-comestíveis.

Os pesquisadores observaram que, na verdade a concentração de grelina no sangue aumenta especificamente em resposta à estimulação visual com imagens de alimentos.

Segundo os autores da pesquisa, os resultados do estudo demonstram, pela primeira vez, que a liberação de grelina no sangue para a regulação do consumo de alimentos também é controlada por fatores externos. E que, provavelmente, indivíduos com problemas de pesos devem preferencialmente evitar olhar para imagens de comidas de aparência comida.

Fonte: Instituto Max Planck de Psiquiatria, Press Release. 19/01/2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários