Notícias de saúde

ONU alerta para nova onda de fome causada pelo COVID-19

07 de julho de 2020 (Bibliomed). Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) provocou uma nova onda de fome, levando "mais milhões de pessoas à insegurança alimentar" em países de baixa e média renda.

De acordo com o diretor executivo do programa de alimentos da ONU, David Beasley, a linha de frente na batalha contra o coronavírus está mudando do mundo rico para o mundo pobre, e em resposta a isso, o programa está realizando o maior esforço humanitário de sua história, aumentando o número de pessoas que está ajudando de 97 milhões no ano passado para 138 milhões em 2020.

Novas estimativas mostram que o número de pessoas com fome em países de baixa renda pode subir para 270 milhões antes do final do ano, um aumento de 82% antes da pandemia. A agência das Nações Unidas está buscando urgentemente arrecadar US$ 4,9 bilhões nos próximos seis meses para manter seu trabalho.

Para Beasley, até se ter uma vacina contra o SARS-CoV-2, a comida é a “a melhor vacina contra o caos". Ele explica que a falta de alimentos pode levar a uma maior inquietação social e protestos, um aumento na migração, um aprofundamento dos conflitos e uma subnutrição generalizada entre populações que antes eram imunes à fome.

Fonte: United Nations. Press-release. June, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários