Notícias de saúde

Vacina contra influenza é segura para crianças com alergia a ovos

29 de dezembro de 2011 (Bibliomed).  Crianças que têm alergia a ovos correm riscos de sofrerem complicações com a aplicação de vacinas, mas uma nova pesquisa aponta que a criança e seus pais não precisam se preocupar quanto a vacina contra influenza trivalente (VIT).

Pesquisadores testaram a segurança da vacina em crianças sofrendo desse tipo de alergia em um estudo envolvendo 28 crianças que tinham contra indicação para a VIT.

Anteriormente, a recomendação da American Academy of Pediatrics era de que a anafilaxia ao ovo ou a alergia grave a esse alimento eram contra indicações ao uso da vacina. Mas esse ano a AAP e o Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP) divulgaram depoimentos que corrigem essa orientação, afirmando que as vacinas podem ser usadas por crianças que apresentem essas condições.

Para comparação, os pesquisadores estabeleceram um paralelo entre essas 28 crianças e um grupo de 32 crianças que haviam sido vacinadas por seus médicos apesar das contra indicações. O grupo retrospectivo consistiu em 13 crianças que receberam VIT em dose fracionada, como uma medida de precaução, e 19 que receberam a vacina em apenas uma dose. Não houve diferença entre crianças que receberam diferentes doses. Nenhum paciente desse grupo teve reação alérgica à vacina.

“Os benefícios da vacina contra a gripe são bem estabelecidos e claramente compensam os riscos para crianças com alergias a ovos”, explica o pesquisador Matthew J. Greenhawt, da University of Michigan (EUA). “Crianças com alergias alimentares têm maiores probabilidades de terem asma, o que pode aumentar as suas chances de sofrerem complicações respiratórias por causa da gripe. Expandir a população de crianças que recebem a vacina contra a gripe irá desempenhar um papel importante na redução de hospitalização associada à influenza e na promoção da saúde geral das nossas crianças”, completa.

 Porém, é necessário se precaver. Se a criança tem histórico de reação anafilática a ovos, o conselho é que esse paciente seja encaminhado a um especialista para a vacinação.

A pesquisa foi apresentada no encontro anual da American College of Allergy, Asthma, and Immunology de 2011

Fonte: 2011 annual meeting of the American College of Allergy, Asthma, and Immunology, abstract 2

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários