Notícias de saúde

Brinquedos em Hospitais são Possível Fonte de Doenças

Por Keith Mulvihill

TORONTO (Reuters Health) - Os brinquedos podem ser um distração divertida para crianças pequenas internadas em hospitais enquanto se recuperam, mas os médicos alertam que eles também podem ser uma fonte de bactérias causadoras de doenças graves.

Os alertas sobre o perigo de infecção atribuído aos brinquedos não são recentes e um estudo apresentado na Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy (Conferência Interdisciplinar sobre Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia), promovido pela American Society for Microbiology, enfatizou a necessidade de prevenção.

"Os brinquedos podem funcionar como um reservatório de microrganismos e causar sérias infecções. Este é o primeiro estudo que mostra a colonização bacteriana de brinquedos em hospital durante a internação de um paciente", relataram na conferência os especialistas chefiados por Maria Avila-Aguero.

Os pesquisadores, do Hospital Infantil Nacional em São José (Costa Rica), analisaram um total de 70 brinquedos durante um período de três meses.

As superfícies dos brinquedos foram testadas 114 vezes para detectar a presença de bactéria. Os pesquisadores verificaram que "100 por cento dos brinquedos estavam contaminados por bactérias, sendo que os organismos mais comuns foram os estafilococos e os "bacillus sp".

Os autores do estudo enfatizaram que não houve evidência direta de que as bactérias descobertas nesses brinquedos efetivamente causaram infecções.

Mesmo assim, os pesquisadores declararam ser "preocupante que os brinquedos estejam contaminados com bactérias que, potencialmente, podem infectar as crianças".

Os pesquisadores recomendam que os hospitais tomem precauções para prevenir as infecções disseminadas por meio de brinquedos.

A equipe explicou que os Centros de Controle de Doenças (CDCs) dos EUA, assim como a American Adacemy of Pediatrics, fazem recomendações que devem ser seguidas por pais e hospitais, como: - Crianças e bebês que estão aprendendo a andar não devem compartilhar brinquedos; os brinquedos que as crianças põem na boca devem ser lavados e desinfetados antes de serem usados novamente, - Se o brinquedo não pode ser lavado, talvez não seja apropriado para crianças e para bebês que estão aprendendo a andar, - Crianças que ainda usam fraldas devem ter apenas brinquedos laváveis, - Brinquedos de plástico duro devem ser lavados com água morna e sabão, enxaguados e depois imersos em uma solução suave de alvejante por 10 a 20 minutos. Depois devem ser enxaguados novamente em água limpa e postos para secar.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários